Por Daniela Giopato

Um dos grandes problemas enfrentados pelos profissionais que vivem do transporte rodoviário de cargas é o crescente número de acidentes envolvendo caminhões, cujos números apontam 83 mil ocorrências anuais no Brasil. Igualmente grave é o fato de que a principal causa apontada é a falha humana, o condutor, na proporção de três a cada quatro acidentes, aponta pesquisa realizada por uma comissão formada por empresas do transporte e órgãos de trânsito. Porém, é um engano atribuir a culpa ao carreteiro, porque, conforme explicam especialistas, o cumprimento de prazos apertados, como infelizmente é comum, provoca fadiga e rebaixamento do estado de consciência, condições que induzem o motorista a dirigir de forma automática e sem segurança.

Estipular controle de jornada e realizar o transporte de maneira planejada e monitorada são fundamentais para reduzir os acidentes, opina Dárcio Centoducato
Estipular controle de jornada e realizar o transporte de maneira planejada e monitorada são fundamentais para reduzir os acidentes, opina Dárcio Centoducato

Para Dárcio Centoducato, diretor de gerenciamento de risco da Pamcary, gerenciadora de riscos e responsável por um estudo sobre os acidentes de caminhão no Brasil, realizado em 2005, o fator preponderante das ocorrências é um motorista cansado, dirigindo em velocidade incompatível com o trecho sinuoso. Essa prática é encarada como falha de natureza humana, embora possa se afirmar que os condutores de veículos de carga são – de forma geral – mais vítimas do que vilões neste cenário em que mais de oito mil vidas são perdidas anualmente, computando-se apenas acidentes no Transporte Rodoviário de Cargas (TRC).

Estipular controle de jornada de trabalho do motorista tornou-se uma atividade fundamental para combater diretamente a causa dos acidentes, e para isto o transporte deve ser realizado de forma planejada e monitorada. “Cada missão do transporte deve possuir um plano de viagem definindo trajetos e pontos de paradas para descanso e alimentação. Evidentemente, não basta se estabelecer um padrão de viagem segura. É necessário o monitoramento de seu cumprimento atrelado a um sistema de pontuação dos motoristas, recompensando-os financeiramente”, opina Centoducato.

A TA criou a Comissão de Trânsito para avaliar os acidentes ocorridos e propor ações para evitar novas ocorrências
A TA criou a Comissão de Trânsito para avaliar os acidentes ocorridos e propor ações para evitar novas ocorrências

Outro ponto importante diz respeito às empresas, que devem criar condições para o comportamento seguro dos profissionais que transportam as suas cargas. Medidas como a educação, padronização e monitoramento de suas viagens, além de remuneração adequada que incentive a direção segura podem contribuir. “Criar um sistema de pontuação baseado no cumprimento do plano de viagem, e que sirva de parâmetro para o pagamento de prêmios, certamente é a forma mais eficaz de se obter bons resultados”, acrescenta.

A supervisora de comunicação da Transportadora Americana, Ana Claudia Reis, empresa com 65 de atuação no segmento do transporte rodoviário de cargas, concorda e diz que a empresa investe em diferentes treinamentos para todos os seus motoristas. Já na década de 1980, a TA criou a Comissão de Trânsito, formada por profissionais de diversas áreas da empresa, inclusive motoristas, com a intenção de avaliar os acidentes ocorridos e também propor ações para evitar novos acidentes. Atualmente, além de direção defensiva, entre outros cursos, realiza campanhas de conscientização na época de chuvas e queimadas, períodos em os riscos de acidentes aumentam. Outro ponto importante, destaca, é o fato de a empresa manter um sistema de manutenção de seus veículos em concessionárias autorizadas.

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“Para os motoristas que nunca se envolveram em acidentes, respeitam as leis de trânsito e dirigem com consciência, criamos em 2004 o Prêmio Motorista Destaque, premiação que reconhece os melhores desempenhos e premia os profissionais que dirigem com consciência. Como prêmio, os finalistas ganham um final de semana com a família em hotel fazenda, além do reconhecimento de toda a empresa através de eventos para premiação”, destaca Ana Claudia.

Todas as viagens da TA, mesmo não sendo de trajetos longos, são realizadas normalmente em um período de sete a oito horas, com paradas de 20 minutos a cada três horas, uma hora para refeição e descanso de 11 horas entre uma viagem e outra. De acordo com Ana Paula Reis, todas as medidas preventivas apresentaram resultados positivos na redução do número de acidentes: de 35 acidentes em 2008 foram registrados 22 no ano passado.

Para os motoristas dirigirem com segurança, a TNT oferece treinamento, programas de formação e conscientização e ações de incentivo
Para os motoristas dirigirem com segurança, a TNT oferece treinamento, programas de formação e conscientização e ações de incentivo

O grupo TNT – que recentemente adquiriu as transportadoras Mercúrio (em 2007) e a Expresso Araçatuba (em 2009) -, trabalha com o programa mundial Road Safety, cuja meta principal é a redução zero de fatalidade sem culpa. “Todas as filiais do grupo são envolvidas para fazer valer essa meta. Para chegar ao resultado são realizados cursos de capacitação, de direção defensiva e monitoramento 24 horas, com acompanhamento pela central da velocidade e do desempenho do condutor, além da manutenção preventiva dos caminhões”, explica Maria Aparecida Marcondes Lamin, diretora de recursos humanos e responsabilidade corporativa.

No Brasil, a empresa oferece também treinamentos para os motoristas dirigirem com segurança em situações de perigo, como rodovias escuras; programa de formação e de conscientização contra o uso de drogas e bebidas alcoólicas entre outros. São preparadas cartilhas para a família do carreteiro sobre atitudes conscientes e vídeos com filhos dos próprios motoristas, que dão dicas de direção segura aos seus pais e lhes pedem para que retornem para casa, de suas viagens, com segurança. “Acredito que hoje em dia os fatores essenciais para promover a segurança nas estradas são o controle da jornada, manutenção preventiva, treinamento e empenho da empresa em cumprir as metas estabelecidas”, defende a diretora de recursos humanos.

Para incentivar os motoristas a conduzirem de maneira segura e econômica, a empresa conta com o programa mundial Drive Me, em que é aplicada uma prova prática e teórica que seleciona o melhor motorista de cada País onde a TNT atua. No caso do Brasil, o vencedor recebe como prêmio uma quantia em dinheiro e uma viagem com o presidente da empresa para disputar a grande final que reúne motoristas de várias partes do mundo. “Em 2008, por exemplo, a final foi realizada na Itália e o motorista brasileiro se consagrou como o melhor motorista do mundo. Em 2009, a prova foi na Inglaterra e o representante do Brasil ficou em segundo lugar”, explica.

O motorista que não atende as exigências da empresa, e não cumpre com o que foi transmitido nos cursos, recebe advertência. Se insistir é suspenso e numa próxima vez demitido. “Desde que esses programas foram implantados houve uma redução de 30% entre os números de 2009 e 2010”, contabiliza.

Outro fator importante para reduzir o número de acidentes, na opinião de Maria Aparecida, é o bom senso das empresas no momento de negociar os horários de entrega. Por outro lado, cabe às contratantes entender que certos prazos podem colocar em risco o motorista, o caminhão e a carga para serem cumpridos. No caso da TNT, para não sobrecarregar os carreteiros, a empresa trabalha em sistema de revezamento a cada oito horas. E dentro das suas oito horas o motorista é obrigado a descansar pelo menos 15 minutos a cada duas horas. “As trocas são realizadas em pontos de paradas em nossos CDs, que possuem dormitórios. Quando isso não é possível os motoristas viajam em dupla”, afirma.

Em relação aos autônomos que prestam serviço para as duas empresas, a preocupação maior é com a integridade física, pois, conforme explica Ana Claudia, da TA, eles carregam o nome da empresa, mesmo que seja esporadicamente. Porém, ao contratar um carreteiro autônomo, a empresa realiza um check list completo para verificar as condições do seu caminhão. Ele tem, também, de passar por testes práticos. E mais, nas primeiras viagens são acompanhados por monitores, antes porém, também participam dos treinamentos oferecidos pela empresa e através do contrato de trabalho é garantido o cumprimento do tempo de descanso.

Para Maria Aparecida, da TNT, a maioria das empresas deveria se preocupar com os motoristas subcontratados, da mesma forma como faz com os motoristas contratados. Tanto é que ela adianta que para o próximo ano, a empresa pretende estender os treinamentos e capacitação para os motoristas prestadores de serviço que realizam trabalhos com periodicidade para a transportadora. “O objetivo é capacitá-los, conscientizá-los e deixá-los dentro dos padrões propostos pela TNT”, conclui.

CUIDANDO DO FUTURO

Em 2007, a Pamcary criou o ICF – Instituto Cuidando do Futuro, com a missão de realizar projetos socioambientais focados no setor de transportes e logística. Seus programas prioritários são o Motorista Socialmente Responsável e a Inclusão Socioeconômica do Caminhoneiro. O primeiro programa tem como objetivo educar e conscientizar motoristas de veículos de carga por intermédio de três módulos de instrução, com o objetivo de lançar o alicerce de uma classe socialmente responsável. Estes módulos são Motorista Seguro, que pratica direção segura, cuida da sua saúde, não usa droga, não mata e não morre; Motorista Competente, que procura sempre se atualizar, participando de cursos como de rastreadores, transporte de produtos perigosos e poluentes, entre outros, e Motorista Protetor, que tem o papel de guardião da natureza e do meio ambiente. Já a Inclusão Socioeconômica do Caminhoneiro tem por objetivo incluir o motorista autônomo no mercado formal de trabalho, assegurar sua liberdade de escolha e aumentar o poder aquisitivo. (DG)