Por João Geraldo
Fotos Divulgação
A redução do consumo de combustível e do custo total de propriedade do veículo, através de soluções tecnológicas aplicadas a motores, catalisadores, recursos de aerodinâmica e da conectividade para aumentar a disponibilidade dos veículos de carga, foram temas de grande relevância na 67ª edição do Salão Internacional de Veículos Comerciais, o IAA, evento voltado a veículos comerciais realizado a cada dois anos em Hannover/Alemanha.
O Grupo Daimler, fabricante de caminhões e Vans Mercedes-Benz e também de diferentes marcas em outros países, como Freightliner e Western Star (nos Estados Unidos), Fuso (Japão) e BharatBenz (Índia), entre outras, deu um grande destaque aos veículos elétricos e livres de emissões. Indicados para distribuição urbana, os avanços nesta área e também da conectividade, eficiência e segurança ganharam grande foco por parte do Grupo.
“Agora, o tema é como tornar o transporte público urbano de mercadorias e de pessoas mais eficientes”, disse o Dr. Wolfgang Bernhard, membro do conselho de administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks e Daimler Bus. “Apresentamos aos nossos clientes serviços de conectividade que tornam a vida do profissional mais fácil e aumentam a disponibilidade de nossos caminhões”, acrescentou o executivo destacando que a empresa está abrindo as portas de uma nova era, a da e-mobility para áreas urbanas.
Os veículos de distribuição com emissões zero apresentados foram modelos do leve Fuso eCanter da terceira geração, totalmente elétricos testados por mais de 60 mil quilômetros, cujas vendas começam em 2017. Para a próxima década, os veículos destacados foram eTruck – caminhão totalmente elétrico para 26 toneladas de PBT e autonomia de 200 quilômetros, equipado com tecnologias de visualização e controle, telemática – e a Vision Van – van futurística para a qual se projeta o uso de um drone para auxiliar nas entregas urbanas. Outro é o ônibus do futuro. Batizado de City Pilot, o veículo tem tecnologia de condução autônoma baseada no Mercedes-Benz Actros. Além de abrir e fechar as portas nas paradas, trafegar por túneis e frear automaticamente quando detectar obstáculos e pedestres à sua frente, o veículo reconhece placas de trânsito e semáforos.
Quando o foco se volta para caminhões pesados, para longas distâncias, a forma de propulsão será ainda o motor ciclo diesel, porém, com eficiência cada vez maior. E itens como segurança e conectividade estarão também cada vez mais presentes nos estradeiros. O presidente da Mercedes-Benz Trucks, Stefan Buchner, destacou que o motor pesado OM 471 do Actros, por exemplo, ganhou redução de 6% no consumo de combustível. Em relação ao modelo produzido em 2011, o ganho é de 15%. No campo da segurança, as novidades apresentadas pelo Grupo Daimler são SideGuard Assist e o ABA 4 (Active Brake Assist 4, Assistência Ativa de Frenagem 4, em Português). Tratam-se de sistemas que visam a proteger usuários das estradas, pedestres e ciclistas.
O SideGuard Assist faz com o que o motorista do caminhão esteja ciente da presença de pedestres ou ciclistas quando for mudar de faixa. A Associação do Setor de Seguros da Alemanha, identificada como GDV, estima que no futuro este sistema poderá ajudar a evitar aproximadamente metade do total dos acidentes envolvendo pedestres ou ciclistas. Se houver um objeto parado ou movimento na área de monitoramento, o motorista é avisado por um led no painel do veículo.
Se houver risco de colisão um sinal sonoro é acionado do lado que se encontra o objeto. Os sensores ficam instalados na frente do eixo traseiro do lado do carona, mas o sistema é projetado para cobrir toda a área do caminhão dentro de uma faixa de até 3,75m e seu padrão de rastreamento se mantem ativo em velocidade de até 36km/hora. O ABA 4, por sua vez, ajuda a evitar colisões em vias públicas e durante manobras. Ao identificar objetos, ou pedestres cruzando a via, o sistema dá início automaticamente a uma frenagem parcial. Baseada em tecnologia de radar de última geração, a detecção acontece a uma velocidade de até 50km/hora, em qualquer condição. Esta tecnologia estará presente em toda linha Mercedes-Benz na Europa a partir de dezembro deste ano.
Outro destaque da Mercedes-Benz, o Uptime, tem por meta ampliar a confiabilidade e disponibilidade do veículo por meio da conectividade inteligente. Para isso o produto inclui três serviços: evitar panes, gerenciar de forma eficiente os trabalhos de manutenção e dar suporte – em tempo real – para as revisões dos veículos. Para isso, o Uptime monitora continuamente os sistemas do caminhão equipados com sensores e informa, automaticamente, qualquer necessidade usando o sistema de telemática FleetBoard. O serviço está disponível desde setembro para os novos caminhões Actros, Arocs e Antos e está sendo lançado em 12 países da Europa com previsão de chegar também em mercados de outros continentes.
Ao lado dos veículos futurísticos e também de todos que fazem parte da linha 2017, o Grupo Daimler expôs também um Mercedes-Benz Accelo 815 equipado com o sistema de gestão de frota e rastreamento FleetBoard. O modelo é produzido somente no Brasil, onde as vendas dos produtos da marca caíram 30% devido à situação econômica do País, conforme lembrou Stefan Buchner. “A situação é dramática, mesmo assim queremos crescer e voltar a ser fortes no Brasil e em toda a América Latina”, acrescentou.
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para América Latina, destacou que mesmo com todos os problemas enfrentado no País a marca tem crescido e detém 28,8% de participação de mercado e se encontra em tendência de crescimento. “Fizemos mudanças em nossos produtos, estamos começando a exportar mais fortemente e ampliando os serviços da Alemanha para o Brasil. Isso mostra que estamos no caminho certo”, disse o executivo, acrescentando que em 2017 a empresa vai inaugurar um campo de provas em Iracemápolis/SP.