Por João Geraldo

Apesar de já ter comemorado a produção dos primeiros modelos na segunda quinzena de junho, a Ford anuncia oficialmente o lançamento do seu modelo extrapesado da linha Cargo no Brasil. O veículo, produzido nas configurações 4X2 e 6X2, já se encontra na rede Ford, em todos os Estados, formada por 140 distribuidores, desde o dia 10 de agosto, com preços sugeridos de R$ 260.900,00 (4X2) e R$ 294.900,00 (6×2).

Parte de um total de 670 milhões investidos na área de caminhões, desde 2009, o lançamento chega para aumentar a participação da marca no segmento de veículos pesados de carga no País, o qual deverá terminar 2013 em torno de 50 mil unidades. “Este segmento tem crescido muito. Até 2007 ele representava 20% do mercado e em junho deste ano já havia alcançado 30% e deverá representar um faturamento de perto de R$ 14 bilhões em 2014. A Ford não poderia estar fora deste mercado”, detalha Pedro Aquino, gerente de marketing da Ford Caminhões.

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Equipado com motor de 10,3 litros e 420cv de potência, linha Cargo extrapesada sai de fábrica com caixa automatizada de 12 velocidades de série

Esperado há anos pelo mercado, por tratar-se a Ford de uma das primeiras montadoras a se estabelecer no Brasil, em meados dos anos 50, a linha extrapesada deverá ser complementada em breve, com a versão 6X4, para ampliar um pouco mais a atuação da marca no segmento acima de 50 toneladas de PBTC. Com os novos produtos, a empresa, que atualmente produz veículos de carga para mais de 50 países da Europa  (onde roda com motor de 460cv na configuração 4X2) passa a ocupar um novo patamar no mercado global de caminhões. De acordo com Aquino, numa primeira apresentação do novo Cargo, a opinião dos transportadores sobre o produto foi favorável e acreditam que haverá certas vantagens sobre os concorrentes.

O Cargo extrapesado é tracionado com motor de 10,3 litros, seis cilindros em linha, que gera 420cv de potência a 2100rpm e torque de 1.900 Nm. Fabricado pela FPT, em Minas Gerais, trata-se de um propulsor com turbina de geometria variável e freio motor no cabeçote com cerca de 380cv. É a primeira aplicação do engenho na América do Sul e chega acoplado com a transmissão automatizada ZF AS Tronic, de 12 velocidades à frente e duas à ré. Teles explica que entre outros recursos, a caixa tem um seletor “S” que seleciona a melhor marcha para maximizar o desempenho do freio motor. “Trata-se de um sistema inteligente que busca a melhor rotação”, acrescenta. O eixo traseiro é Meritor na configuração 3.08:1 (Stander) e 3.40:1 (opcional) sendo usado o mesmo equipamento tanto para 4X2 quanto para o 6X2.

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Clique para ampliar a imagem Como estratégia de lançamento, a Ford está concedendo um ano de garantia total e mais dois anos para o trem de força para as duas novas versões

A cabine tem suspensão com quatro pontos independentes e recebeu alterações para dar a ideia de poder, de força e confiança, conforme explica João Marcos Ramos, da área de design da Ford. De acordo com ele, para se obter um menor consumo de combustível (são dois tanques de 325 litros cada mais um de 80 litros de Arla32), houve também um trabalho na aerodinâmica do modelo, detalhes mais visíveis nos faróis integrados com defletores de ar e na proteção antifurto nos degraus de acesso à cabine, item de série do veículo. Retrovisores, vidros e travas elétricas também são de série, assim como banco com amortecimento pneumático, rádio com Mp3 (com entrada USB) e computador de bordo e coluna de direção regulável com ajuste pneumático.

O veículo chega ao mercado brasileiro para ser um caminhão global (com 70% de índice de nacionalização) e disputa mercado com concorrentes de peso tais como versões do Mercedes-Benz Axor, do Volkswagen Constellation, do Volvo FM e Iveco Stralis, entre outros. Para começar a brigar por espaço no segmento, a estratégia de lançamento da Ford é a concessão de um ano de garantia total e mais dois para o trem de força, ambas sem limite de quilometragem, até dezembro de 2013. Em relação à manutenção, a Ford criou duas modalidades de contrato: a Class (preventiva); Plus (preventiva mais peças de desgaste natural) e a Prime (manutenção preventiva e corretiva). Outro item do novo veículo é o rastreamento e telemetria, sistema em parceria com a Autotrac que proporciona blindagem eletrônica e supervisor de jornada do motorista, com controle à distância, além dos conhecidos Disk Ford e SOS Ford, para emergências.

Antes de chegar ao mercado, a linha extrapesada rodou mais de um milhão de quilômetros em testes dentro e fora do Brasil, para se chegar a um produto que mantivesse a performance desejada em diversas operações, e lugares com diferentes clima e relevos. O engenheiro de produtos da Ford Caminhões, Guilherme Tele, detalha que foram feitos testes de frenagem e consumo na Alemanha; de consumo na Bélgica; rodagem dinâmica na Espanha; de frenagem para controle de estabilidade na Suécia e laboratórios na Inglaterra, entre outros. Como será vendido também no Oriente Médio, o veículo rodou na Arábia Saudita sob condições acima de 50 graus centígrados, acrescentou Teles.