Quando um veículo é projetado, seja ele de passeio, transporte de carga ou transporte de passageiros etc, vários itens de geometria são levados em conta desde o projeto até a sua utilização, passando por parâmetros rígidos em sua construção nas montadoras. Todas as especificações existem  e são necessárias para atender diversos itens , como a otimização do consumo de combustível, rodagem suave e confortável, melhor dirigibilidade do veículo, estabilidade em curvas ou em linhas retas, melhor aderência ao solo, desgaste mínimo dos pneus, durabilidade dos componentes da suspensão e da direção, segurança  e ergonomia para o condutor e baixo custo operacional

Esses parâmetros podem ser definidos em ângulos subdivididos em graus, minutos e segundos como também podem ser definidos em centímetros, milímetros ou até menos. São especificações definidas para atender diversos fatores e atender inúmeros requisitos quando da utilização do veículo. Como exemplo podemos citar o “ângulo de câmber” ou cambagem, o qual existe para compensar a incidência de carga no eixo dianteiro, fazendo com que o conjunto pneu/roda rode exatamente na vertical, proporcionando desgaste regular da banda de rodagem do pneu e, consequente, economia devido ao aumento de sua vida útil.

Outro ângulo pouco conhecido é  o “divergência em curvas”. Todo veículo, ao descrever uma curva, suas rodas não fazem círculos com o mesmo diâmetro. Portanto, as rodas têm de fazer a curva em ângulos diferentes para não haver arraste dos pneus. Numa curva, a roda interna vai sempre descrever um ângulo maior que a roda externa, porque seu raio de curva sempre será menor. Isso pode ser notado quando se faz uma curva em piso muito liso e que dá para ouvir o pneu sofrendo um pequeno arraste contra o solo.

Outro parâmetro de bastante importância é a “convergência/divergência” das rodas. Essa medida existe para compensar o movimento do veículo em marcha à frente. Essa medida pode ser especificada pelas montadoras como divergente ou convergente, dependendo do tipo de tração (dianteira ou traseira) ou outros componentes da suspensão, dependendo de seu projeto. Se mal posicionado, esse item pode causar desgastes irregulares nos pneus e aumento considerável do consumo de combustível.

Esse Boletim é de responsabilidade do Consultor na área Automotiva Pesada, Guilherme Junqueira Franco, que tem a formação TTS – Truck Tire Specialist (Especialista em Pneus de Caminhão). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente pelo e-mail: [email protected] ou [email protected]