Com o lançamento da nova geração, a Scania está mudando a sua forma de comercializar caminhão. A partir de agora, o veículo passa a ser o resultado de uma minuciosa e detalhada especificação técnica direcionada à operação para a qual se destina. Graças à conectividade, os modelos da marca poderão ter gestão sob medida, com acompanhamento feito pela fábrica da manutenção e dirigibilidade 

17254 011
A nova geração é o maior investimento na história da empresa no Brasil. Serão aportados 2,6 bilhões de reais até 2020

Por João Geraldo

A nova geração Scania traz com ela uma forte relação com a conectividade para que os transportadores consigam obter maior rentabilidade na atividade. Pela proposta, o caminhão entregue ao cliente será o resultado de um alto nível de detalhamento técnico, para proporcionar o melhor resultado possível na operação. Além disso, a fábrica fará o acompanhamento do caminhão em sua atividade, indicando e antecipando tudo que for preciso em relação à manutenção, redução do tempo de parada para reparos, troca de óleo ou de peças. Em resumo, a gestão do veículo será praticamente por conta da Scania, que poderá interceder inclusive com dicas sobre a dirigibilidade para redução do consumo de combustível e poupar o equipamento.

Com o lançamento, cujos modelos começam a ser entregues em fevereiro de 2019, a Scania deixa claro que está passos à frente na conhecida prática das montadoras de oferecer caminhão e atendimento sob medida para a operação que o veículo se destina. Isso porque com a tecnologia da conectividade e a proposta da Scania, a nova geração promete tornar mais ajustado possível à realidade do transportador tanto a especificação do caminhão quanto o atendimento. 

18183 041
A nova série traz ao País uma forma diferente de comercializar caminhões. Os vendedores são consultores que terão um sistema para especificar o veículo de um modo detalhado conforme a operação a que se destina

O processo começa na concessionária com a coleta de informações da operação para, então, o “vendedor” fazer uma detalhada especificação técnica do veículo. Tipo de cabine, eixos, trações, potências, implemento, programa de manutenção e solução financeira, entre outros. “Deixamos de ter lista de preços para termos um portifólio de aplicações, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a rentabilidade do transportador” disse Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania Brasil. O executivo acrescentou que hoje já existe maturidade para se discutir qual o produto certo para reduzir custos e melhorar a receita.

WM18051 143

Isso é facilitado pela tecnologia, a começar que todo caminhão Scania sai de fábrica com módulo eletrônico que lê dados como posicionamento no GPS, tempo do motor ligado, em marcha lenta, consumo e número de freadas entre outros parâmetros. Todas as informações são enviadas à fábrica e ao final da jornada os dados podem ser disponibilizados – em forma de pacotes – para o transportador.

18297 014

O acompanhamento da operação inclui também, entre outros pontos, a melhoria do desempenho do motorista, apontando onde há necessidade de o profissional retirar o máximo na condução tanto na redução de consumo de diesel quanto no aspecto de poupar componentes do caminhão. Isso sem perder desempenho ou produtividade. “Em parceria com o cliente, a especificação proporciona um nível de detalhamento que o veículo passa a ser apenas mais um item. É possível montar no mínimo 500 alternativas de tipos de caminhões”, acrescentou Barral. 

18297 013

O diretor de serviços da Scania Brasil, Fábio Souza, destacou que na empresa não se fala mais em pós-vendas, e sim em serviços customizados num conceito mais amplo.  O executivo reforçou que hoje a fábrica tem condições de entregar serviços customizados por veículo. 

“A manutenção se manteve por décadas, mas com a conectividade, atualmente é possível se ter mais dados e transformá-los em informação para a empresa controlar toda a atividade do caminhão, indicando e antecipando o que precisa ser feito em termos de manutenção”. 

18184 029
Na redução de 12% no consumo anunciado pela Scania, 2% vem da nova cabine, 2% da caixa de câmbio e 8% do motor

Costa destacou que é possível melhorar também o desempenho do motorista, detalhando pontos da condução que podem ser melhorados para reduzir o consumo de diesel e poupar o caminhão sem perder produtividade.  “A conectividade é um divisor de água que já está no dia a dia do setor de transporte. Ainda estamos na fase de dados, mas já faz uma grande diferença”, complementou, dizendo que a Scania vai encerrar 2018 com 15 mil veículos conectados no Brasil e 350 mil no mundo. O responsável pelos serviços conectado da Scania Brasil, Alex Barucco, reforça que tudo começa com a conectividade e quando se acerta os parâmetros do caminhão é mais fácil fazer o plano de manutenção sob medida. 

WM18051 022

Produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, os novos caminhões Scania são equipados com motores na faixa de potência de 220 a 620cv.  Essa nova série, segundo a empresa, é resultado de um longo processo que exigiu alto investimento. Trata-se do maior investimento da empresa no Brasil. Serão 2,6 bilhões de reais até 2020 em instalações na fábrica, que começou a ser preparada dois anos do lançamento. De acordo com Celso Mendonça, gerente de pré-vendas Scania Brasil, a nova motorização, equipada com a tecnologia de alta pressão garante até 8% de redução de consumo de diesel em relação aos motores da linha P, G e R que está sendo substituída. “Somando-se todas as vantagens, a economia total de combustível poderá ser de até 12%”, acrescentou, incluindo 2% de ganho com a aerodinâmica e mais 2% das inovações em decorrência da nova geração da caixa de câmbio Opticruise, a qual equipa todos os modelos da nova linha.

WM18051 009
Novos caminhões contam com serviço de gestão de frota, em que um dos pilares detecta até o jeito do motorista dirigir

A variedade de opções segue também em relação à motorização, com a oferta de cinco potências (220cv, 250cv e 280cv, dos motores de 7 litros), 280cv, 320cv e 360cv, dos motores de 9 litros), 410cv, 450cv, 500cv e 540cv, dos motores de 13 litros) 620cv do motor V8 de 16 litros, para o qual a cabine chamada de “S” tem 2,07 metros de altura entre o piso totalmente plano e o teto. Os novos motores, explicou Mendonça, além de consumirem menos diesel são mais silenciosos e emitem menos materiais particulados. “Tudo graças ao sistema de alta pressão de injeção de diesel com múltiplos pontos”, adicionou.

Junto com os novos caminhões a Scania vai disponibilizar também o PMS Fleet Care, um serviço de gestão de frota coordenado pela rede de concessionários da marca. Fábio Souza, diretor de serviços da Scania no Brasil, afirmou que para garantir e mensurar a disponibilidade de uma frota é necessário o uso de ferramentas inteligentes e que o Fleet Care é o novo aliado do cliente. PMS significa Programa de Manutenção Scania.

Ele explica que o serviço conta com cinco pilares principais, sendo o primeiro deles o Gestor de Frotas e cada cliente designado terá um para cuidar de seus veículos.  Costa acrescentou que o segundo pilar é o Planejamento de Serviços, em que o gestor de frota vai garantir que o cronograma de manutenção e a utilização dos veículos sejam adaptados para atender a melhor forma possível o transportador. “O gestor vai saber tudo que a frota necessita, especialmente das manutenções preventivas e corretivas. Dessa forma, o cliente não precisará investir em alguém que faça o planejamento de consertos de seus caminhões”, acrescentou.

Outro pilar do Fleet Care são os caminhões conectados No Brasil serão 15 mil no final deste ano) e com Programa de Manutenção Scania. No caso dos PMS com Planos Flexíveis, a manutenção é feita de acordo com a operação de cada veículo. “Essa vantagem representa paradas otimizadas e serviço correto. O Plano Flexível pode reduzir em até 16% o custo da manutenção e aumentar em 20% a disponibilidade do veículo”, acrescentou Costa. 

O quarto pilar é o motorista, porque o sistema de gestão detecta qual o jeito de dirigir que pode afetar esse ponto. Em conjunto com a concessionária, o gestor de frota consegue oferecer treinamento e acompanhamento adequado. Pelos estudos da Scania, o motorista bem treinado aumenta a disponibilidade do veículo e reduz em 10% o consumo de combustível.  

Finalmente, o quinto pilar do Fleet Care é a conexão entre o transportador e todas as oficinas da rede Scania no Brasil, e também com os Serviços Dedicados, eventuais estruturas dentro de instalações de transportadores. O objetivo é garantir desde o agendamento e planejamento dos recursos das oficinas para que o veículo fique o menor tempo possível parado em manutenção. “Essa gestão compartilhada permite até 75% de redução de tempo de permanência de oficina”, finalizou Fábio Costa.

TUDO NOVO NA NOVA GERAÇÃO

Desde 1995, quando lançou os caminhões P, G e R), a Scania aplicou atualizações em três ocasiões: 2004, 2008 e 2013. Porém, desta vez tudo é novo. As cabines, por exemplo, tiveram aerodinâmica desenvolvida e testada em túnel de vento para reduzir consumo de diesel e são disponibilizadas em 19 tipos e  variadas opções de configuração. De acordo com a fabricante, junto com a nova motorização a nova geração de caminhões está pronta para atender 380 aplicações de transporte.