Por João Geraldo

A indústria automobilística tem sido um termômetro para se medir o quanto os produtos evoluem e se tornam cada vez mais modernos e eficientes a cada ano. Na Fenatran realizada no final de 2013 em São Paulo, a Volvo levou para o evento de transporte o FH16 750, um cavalo-mecânico superpesado apontado como o modelo em produção mais potente no mundo atualmente. Ao conhecer o veículo mais detalhadamente, percebe-se que além da alta potência o grandalhão tem vários outros itens de destaque.

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Cabine maior que a usada nas versões equipadas com motor de 13 litros, espaço e detalhes e acabamento se destacam no FH 16

Equipado com motor de 16 litros, seis cilindros em linha e 750cv de potência, e capacidade para tracionar até 250 toneladas, é um cavalo-mecânico com diversos recursos que facilitam as operações de transporte de cargas indivisíveis e equipamentos de grande porte em regiões de estradas com aclives e declives acentuados. “É um caminhão excepcional, com muita potência e torque direcionado para atender os transportadores que precisam de um caminhão com extrema capacidade de carga”, comenta Bernardo Fedalto, diretor de caminhões da Volvo do Brasil.

A cabine segue o moderno desenho da nova geração de cavalos-mecânicos da marca Volvo disponibilizada a partir do ano passado no mercado europeu. Porém, a unidade que equipa o superpesado é 12% maior que as aplicadas aos modelos tracionados com motor de 13 litros. Mais alta e mais larga, a cabine dá ao veículo um ar de superioridade e indica tratar-se de um cavalo-mecânico diferenciado, potente e confortável.

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Teto solar transparente que dá claridade ao interior do veículo e diversos espaços e armários para guardar pertences valorizam o conforto dos ocupantes

Suas medidas incluem altura máxima de 4,20m (com defletor), altura interna de 2,10m do piso ao teto e largura de 2,49m. A cama comporta um colchão grande e confortável e transmite ao motorista sensação de que ele está em repouso fora de seu ambiente de trabalho. A área interna da cabine permite ainda que se tenha um ambiente confortável para o motorista, com espaço para uma TV de até 17 polegadas, cujo suporte – afixado acima da porta do motorista – sai de fábrica com o veículo. O banco do carona é giratório e funciona como poltrona; já o do motorista pode ser transformada em mesa.

O teto solar (Sky Window) é uma janela para o céu. Tem fechamento transparente posicionado com inclinação de cerca de 45 graus quando fechado, conta com tela corta-luz móvel e acionamento por meio de controle elétrico, assim como a cortina, a qual permite privacidade e segurança ao motorista nos horários de descanso. Luz de leitura e espaços para guardar pertences, tudo de um modo organizado, comum a todos os cavalos-mecânicos Premium, também estão presentes no FH16 750. Do mesmo modo, o volante inclui controles integrados que possibilitam várias operações sem que o motorista tire as mãos da direção. Já a caixa de câmbio automatizada I-Shift (com software desenvolvido para cargas especiais) é a mesma já conhecida pelos carreteiros brasileiros, porém mais robusta para suportar o torque máximo de 3.550 Nm a 1050 rpm do motor de 750cv de potência.

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O sistema de direção eletro servo-assistido com sistema hidráulico, com comandos integrados ao volante é outro destaque do veículo

Durante encerramento de um evento itinerante, no qual a Volvo premiou um motorista com um cavalo-mecânico o FH 460, ocorrido em meados de janeiro em São Paulo, executivos da empresa permitiram que alguns convidados tivessem a experiência de dirigir o cavalo- ecânico FH16 750, uma versão 8X4 (existem também 6X4, 6X2 e 4X2). Ao sentar-se no banco do motorista, o refinamento e modernidade do caminhão se sobressaem.

O banco do motorista personalizado (revestido em couro trabalhado) oferece várias regulagens, ventilador, aquecedor e bolsas de ar no encosto que se ajustam às costas e o volante reúne vários comandos e o sistema de direção é elétrico servo-assistido com sistema hidráulico e ar-condicionado digital. O computador de bordo tem 120 funções e permite que o motorista acompanhe o funcionamento do caminhão. Um botão no painel aciona – via satélite – o Volvo Action Service (VAS) em caso de emergência.

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A versão apresentada pela Volvo no Brasil é 8X4, mas o modelo é disponibilizado também em outras configurações de eixo

O modelo é equipado com freio estacionário com sistema de eletroválvula, como no FH 540 disponibilizado no Brasil, de modo que a operação é realizada através de um botão no painel de instrumentos. O bigode, também conhecido como maneco, para frear a carreta não existe, pois o sistema de frenagem é acoplado ao pedal de freio. Numa primeira sessão, pisando cerca de três centímetros se freia apenas o semirreboque. Pisando mais fundo se freia todo o conjunto. O freio VEB mais o retarder, alcançam juntos 1.180cv de potência.

Além do trem de força robusto, que facilita a operação, o motorista pode determinar por controle remoto o peso da carga por eixo, além de controlar a tração através de botão no painel de instrumentos. A rotação do motor também é acessível com aparelho de controle remoto próprio, uma solução no caso de uso da tomada de força. Ainda através de comando no painel o motorista tem controle dos eixos do cavalo-mecânico. O veículo é extremamente silencioso e confortável, fácil de ser guiado com uma incrível estabilidade. A condução só do cavalo-mecânico é muito semelhante a de um carro de passeio, com o motor respondendo muito rápido ao pedal do acelerador. A cabine tem basculamento elétrico e a grade frontal é travada pelo mesmo sistema das portas, inclusive por controle remoto na chave do veículo.

O FH16 750 é um caminhão para um nicho de mercado que absorve baixo número de unidades. O preço de partida do veículo no mercado brasileiro está posicionado em um milhão de reais. Durante a apresentação do veículo na Fenatran entre outubro e novembro passado, a Volvo negociou mais de 15 unidades, as quais estão previstas para serem entregues nos primeiros meses deste ano. Bernardo Fedalto lembra que se trata de um veículo para um nicho específico e reforça que também se trata de um caminhão que todo transportador gostaria de ter em sua frota. “Atrevemo-nos a dizer que este é o caminhão dos sonhos de todo transportador”, conclui o executivo de vendas da Volvo, dando a ideia de que se trata de um produto para ser admirado por muitos e comprado por poucos.