Por João Geraldo
Na posição de terceiro maior mercado da marca no mundo, em vendas de caminhões pesados, com a comercialização de 6.105 unidades durante o ano passado, número que lhe garantiu a liderança segmento, a Volvo do Brasil anunciou ampliação do investimento de 75 milhões de dólares – divulgados anteriormente para a melhorias da fábrica e atualização de produtos – para 110 milhões, até o final de 2008. A empresa foi a única entre suas concorrentes a obter crescimento na categoria pesada e atribui o desempenho à atualização da linha F, promovida no segundo semestre de 2006. Este ano a companhia comemora três décadas da instalação da planta brasileira, em Curitiba/PR, e também os 80 anos de atuação do grupo Volvo.
A empresa experimenta um bom momento no Brasil, colhe resultados positivos, principalmente no segmento de caminhões pesados, no qual se sobressaiu sobre os demais concorrentes com a comercialização de 5.154 unidades, 430 a mais do que o número obtido durante o ano passado. “Estamos contentes com nossa linha de produtos e com o desempenho do novo FH, e esperamos um crescimento nas vendas também para 2007”, disse Bernardo Fedalto gerente de caminhões da linha F (modelos FH e FM).
Ainda de acordo com Fedalto, pesquisas realizadas junto as clientes mostraram uma economia em torno de 3% no consumo de combustível, um item de grande importância atualmente para os transportadores, pois o diesel representa hoje entre 40 e 50% do custo operacional. “O mercado começou a reconhecer as vantagens do caminhão, já temos cerca de duas mil unidades do novo FH rodando”, concluiu. Ele se refere à linha pesada atualizada, lançada em outubro do ano passado com novidades como o motor de 13 litros, freio motor mais potente e melhorias internas na cabine, entre outros itens.
Outra família de caminhões da marca, a VM, com veículos na faixa de 16 a 43 toneladas, também tem contribuído para o crescimento das vendas da empresa no Brasil. Em 2003, ano de lançamento, foram comercializadas 322 unidades e saltou em 2006 para 1.874 caminhões vendidos. Reinaldo Serafim, gerente de vendas da linha VM, lembrou que o segmento dos cavalos-mecânicos “pequenos”, que ele classifica como baby class, absorveu sete mil unidades no ano passado. O representante da marca, o VM 310, participou com mais de 900 unidades do total. “O desempenho da linha VM foi muito importante para a performance apresentada pela Volvo no ano passado”, acrescentou Tommy Svensson.
Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da companhia, também comemora os resultados da empresa e lembrou que o Brasil não ficou com a segunda posição no grupo Volvo por uma diferença de apenas 69 unidades. “ O mercado norte-americano ficou em primeiro lugar porque vendeu 37 mil caminhões da marca, a França em segundo, com 6.174 unidades, e o Brasil em terceiro, com 6.105 veículos acima de 15 toneladas. Foi por pouco”, concluiu.