Parecido com um trem, o Hyundai HDC-6 Neptune Concept é a maquete de um cavalo mecânico movido a célula de combustível (hidrogênio) que a Hyundai está considerando introduzir no mercado de veículos comerciais dos Estados Unidos nos próximos anos.

Apresentada ao público no Salão de Veículos Comerciais da América do Norte, no final de outubro em Atlanta (EUA), a empresa acredita que o hidrogênio venha a ser uma alternativa viável de combustível para veículos pesados de carga num futuro próximo.

A Hyundai não está sozinha nessa aposta. A Toyota e a Kenworth, por exemplo, estão construindo em parceria 10 caminhões a hidrogênio para serem usados no Sul da Califórnia. Parte do projeto está sendo financiada pela agência reguladora ambiental do Estado. A Daimler Truck North America, por sua vez, embora esteja iniciando um programa de demonstração de modelos Freighliner Cascadia elétricos, declarou também ter planos de longo prazo para comercialização de caminhões com célula de combustível.

Um dos principais problemas dos veículos a hidrogênio no país é a falta de uma rede de postos de abastecimento. Trata-se de uma questão que interessa, e muito, também à Nikola, que tem veículos pesados movidos a célula de combustível e planeja construir sua própria rede de abastecimento nas rodovias da América do Norte.