Por João Geraldo

Quando o assunto é combustível, o carreteiro tem em mente dois itens vistos por ele como problemas para quem vive do transporte rodoviário: o preço e a qualidade do diesel que ele coloca no tanque do seu caminhão. Abastecer com um produto de qualidade tornou-se uma das maiores preocupações de quem trabalha com veículo diesel, porque nos últimos anos o mercado foi abalado pela adulteração, uma forma irresponsável de reduzir o preço do combustível e que já causou prejuízo para muita gente.

As distribuidoras de combustíveis – BR, Esso, Ipiranga, Shell e Texaco – estão sempre preocupadas com a imagem de suas marcas e por isso desenvolvem programas e outras ações para assegurar a qualidade do combustível comer-cializado nas bombas dos postos com suas respectivas bandeiras. “A Esso possui um controle de qualidade único do diesel que garante a comercialização de um produto diferente, livre de impurezas e do acúmulo de água”, garante José Roberto Braga, gerente de vendas rodovias, da Esso. O programa Diesel Garantido, da empresa, foi lançado em 2003 e tem como diferencial um sistema de filtragem que já rendeu à empresa recomendação da Bosch. “Ter o aval da Bosch, empresa notória pelo seu apreço, à qualidade, significa afirmar que os postos do Diesel Garantido vendem um produto de altíssima qualidade”, acrescenta Braga.

O sistema da Esso abrange o controle do combustível desde a sua produção até a chegada ao tanque do veículo com acompanhamento do Laboratório Falcão Bauer. Para atender os requisitos do programa, os postos devem realizar a limpeza periódica dos tanques e utilizar papelotes filtrantes duplos, desenvolvidos para atender o programa. É necessária também a utilização de um manômetro com indicação que permite a imediata observação da condição de saturação do meio filtrante e de um visor de combustível que permite a total visualização do diesel limpo. Além disso, os postos da rede que participam do Programa Diesel Garantido são fiscalizados periodicamente por um laboratório independente.

Uma das formas de consci-entizar o motorista sobre a importância de se usar diesel de qualidade é através do programa O Dia do Caminhoneiro, que começou no início de maio e termina em dezembro próximo. Trata-se de um evento que reúne prestação de serviço e entretenimento para os carreteiros, realizado em postos Esso localizados em pontos estratégicos, que conta também com um profissional do laboratório Falcão Bauer que esclarece aos motoristas a importância da utilização de combustíveis de qualidade. A Esso tem cerca de 1900 postos, sendo 200 deles com perfil de rodovia.

A Petrobras Distribuidora, por exemplo, lançou o programa “De Olho no Combustível”, em 1996, com o objetivo de comprovar a qualidade do produto Petrobras e também sensibilizar o revendedor e o consumidor final através da mostra do problema da adulteração e dos seus prejuízos.

Desde então, o programa realiza testes em campo, na gasolina, óleo diesel e álcool através de profissionais especializados, nos postos da rede Petrobras. Além disso, proporciona treinamento dos responsáveis pelos serviços de armazenagem e recebimento do combustível, devolução de produtos, limpeza de tanques e filtros. A empresa conta com Laboratórios Móveis da Qualidade (LMQ) equipados com materiais de análise para a realização de testes nos postos.

Conta também com os Laboratórios Itinerantes de Qualidade (LIQ), uma estrutura disponível nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Brasília (DF), Goiás, Mato Grosso, e Tocantins. Os LIQs, informa a Petrobras Distribuidora, são operados por químicos treinados para este fim, com objetivo de orientar os consumidores e esclarecer dúvidas a respeito dos combustíveis e são programados para percorrerem postos certificados e permanecerem cerca de 15 dias em cada um deles.

A Shell, por sua vez, que mantém o programa de DNA há dois anos e meio, analisou mais de 6.000 amostras em seus laboratórios, sendo um terço delas de óleo diesel. “Com esta ação da companhia percebemos uma queda de não conformidade na qualidade do diesel vendido na nossa rede. Os números da ANP (Agência Nacional do Petróleo) mostram que o percentual de adulteração do diesel caiu de 5,9%, média Brasil (indústria) em 2003, para 4,7% até abril deste ano, sendo que os postos de bandeira Shell se mantém abaixo do patamar do mercado, com 3,8%”, disse Juliano Tamaso, gerente de combustível da empresa.

Para Haissa Carloni, também gerente de combustível da Shell, isso demonstra o efeito positivo do programa de DNA da Shell na rede. “Por tudo isso, a Shell Brasil reitera a importância do programa e continua investindo em sua manutenção e melhoria”, explica. Atualmente a rede tem cerca de 2.400 postos em atividade, sendo 1.600 com o programa DNA implantado, e há planos para ampliação nos próximos anos.

A Ipiranga, garante fazer testes diários nas bases de combustíveis e conta com 16 veículos-laboratório para percorrerem a sua rede de postos em todo o País. “O trabalho consiste em conferir a qualidade e procedência dos combustíveis na rede credenciada pelo sistema de “Controle de Qualidade Ipiranga”. Especificamente para o caso do óleo diesel, temos incentivado nossos revendedores a manter, além do tradicional filtro-prensa, o sistema de centrifugação que propicia a eliminação completa de resíduos sólidos e da água”, explica Carlos Eduardo Meirelles, gerente de divisão – marketing de lubrificantes.

Os itens verificados periodicamente nas visitas de manutenção à rede de postos, diz Meirelles, são a drenagem de tanques, manutenção de bombas, filtros e centrífugas e elementos de imagem. “Temos promovido cursos de combustíveis e lubrificantes em postos, oficinas mecânicas e concessionárias de veículos, visando a maior conscientização dos motoristas para o uso de produtos de alta qualidade”, completa.

A fiscalização da rede é feita, além dos veículos-laboratório, por um sistema de monitoramento dos combustíveis (álcool, diesel e gasolina), com a realização diária de mais de mil testes. Os estabelecimentos que atendem as expectativas da empresa recebem o Selo de Qualidade Ipiranga e passam a ser visitados periodicamente. A rede Ipiranga conta com 650 postos em rodovias.

Combustível adulterado é muito mais do que uma fraude. É um crime contra o consumidor”. O desabafo é do coordenador de programa de controle de qualidade da Texaco, Rodrigo Almeida. Ele lembra que esta prática gera transtornos para todas as partes envolvidas, consumidores, o governo – que deixa de arrecadar impostos dos combustíveis comercializados regularmente -, os revendedores idôneos e as distribuidoras que trabalham conforme a lei.

Ele explica que os postos da rede Texaco são fiscalizados pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, – além do programa próprio de controle de qualidade de combustíveis, cujos testes são realizados por empresa independente. O trabalho é realizado através de amostras retiradas em todas as bombas de combustíveis. ‘Os produtos devem estar em conformidade com as especificações técnicas regulamentadas pelas ANP. Além dos testes de qualidade, são feitos aqueles que garantem a origem do produto, ou seja, que confirmam que o produto é cem por cento Texaco”, esclarece.

O trabalho de conscientização dos motoristas é feito durante os eventos Ursa Show, onde a empresa mantém equipe de controle de qualidade de combustíveis e veículos equipados com laboratórios móveis. “Os resultados são excelentes no sentido de transmitir aos motoristas a importância que a Texaco dá à qualidade de seus produtos, gerando credibilidade junto aos seus consumidores”, conclui. A rede Texaco é formada atualmente por mais de 2.000 postos em todas as regiões do País.