Por João Geraldo

Finalmente, o boato se confirmou. Dois grandes fabricantes de motores diesel instalados no Brasil se fundiram e juntos formam uma das empresas mais importantes do mundo, com capacidade para produzir 550 mil motores/ano. Trata-se da compra da MWM pela International Engines South America, cuja transação aconteceu no último dia 14 de abril.

A nova empresa passa a se chamar MWM International Indústria de Motores da América do Sul Ltda e será presidida por Waldey Sanches, que já estava à frente da International. A MWM estava instalada no Brasil desde 1953 e mantinha a liderança na américa do Sul na produção de motores, enquanto a International – subsidiária da Navistar International Corporation (mesma do caminhão Navistar International) entrou no mercado sul-americano apenas em 1999.

488

Com a união, a nova empresa passa a ter 34% do mercado de motores para veículos comerciais na faixa de 50 a 350cv de potência. Waldey Sanches lembrou a momento favorável da MWM e disse que não haverá grandes intervencões na empresa num primeiro momento. “Os investimentos e contratos de cada uma das duas empresas devem durar ainda entre três e quatro anos, por isso a influência da união só fará efeito dentro de aproximadamente dois anos”, explicou. Com a aquisição, a International no Brasil passam a representar 20% dos negócios de motor do grupo. “O objetivo é chegar a 30%”, completou Sanches.

José Eduardo Luzzi, diretor de vendas e marketing da MWM continua no cargo após a fusão, disse acreditar que a união vai proporcionar crescimento, pois alia experiência e talento e se trata de um projeto arrojado da International. Ele explicou que a MWM (que era de capital alemão) tinha limitações de produção, de modo que era difícil atingir uma economia de escala.