Por Daniela Giopato

Para se manter competitivo no mercado de transporte rodoviário de cargas, o motorista, principalmente autônomo, tem que estar preparado para atender aos requisitos básicos exigidos pelos transportadores na hora de negociar o frete. Ter um caminhão em perfeito estado de manutenção é um dos primeiros passos para conseguir uma boa carga. Isso porque embarcador algum quer correr o risco de disponibilizar um frete a um motorista cujo caminhão se encontra em situação precária, pois como todos, ele quer que a carga chegue segura e no tempo certo.

“O carreteiro deve ter em mente que o caminhão é o seu instrumento de trabalho, portanto, a manutenção é importante para o veículo não parar por quebras inesperadas e falhas de componentes que podem levar a um grave acidente”, explica Antonio Carlos Bento, conselheiro do Sindipeças e coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva -Programa Carro 100%/Caminhão 100%/Moto 100%.

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Atualmente aproximadamente 10 mil veículos Mercedes-Benz estão com contrato de manutenção ativo

A maneira mais correta do carreteiro programar as manutenções em seu caminhão é procurar uma oficina de confiança e seguir as orientações contidas no Manual do Fabricante para fazer as trocas periódicas. De acordo com Antonio Carlos, o profissional também deve estar atento a sinais de desgaste prematuro de alguns itens. A embreagem, por exemplo, segundo ele, pode se desgastar precocemente quando o motorista trafega no trânsito pesado em grandes centros urbanos, como a capital paulista, onde se gasta muito no anda e para. Já os motoristas que dirigem veículos que sobem e descem a serra do mar rumo ao Litoral precisam ficar atentos ao freio, pois as lonas sofrem desgaste intenso. “Também é importante ter cuidado com a qualidade do combustível para prolongar a vida útil do motor”, ressalta.

É importante que o autônomo crie uma rotina de inspecionar alguns componentes sempre que retornar de uma viagem. Verificar itens do motor para saber se há vazamentos, a qualidade e o nível do óleo, filtro diesel (filtro de combustível), de óleo e de ar (restrição e estado visual), além de componentes de segurança como rodas, freios, palhetas do parabrisa, lanternas, faróis e pneus, são alguns exemplos citados por Bento.

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O plano de manutenção VolksTotal pode ser contratado por um período que varia entre 1 e 5 anos

Desde o início do programa Caminhão 100%, em 2009, foram inspecionados mais de mil caminhões e segundo o último levantamento, realizado entre maio e junho de 2012, os itens que mais apresentaram problemas foram a passagem de óleo para o compressor e  azamento no sistema, defeitos extremamente perigosos para a segurança nas estradas. Tanto a presença de óleo no compressor de ar quanto o vazamento no sistema de ar comprometem a eficiência do sistema de freio do caminhão, conforme explica o coordenador do projeto.

A falta de calibrador automático de pneus, sistema instalado nos caminhões que controla e mantém a pressão dos pneus mesmo na ocorrência de vazamento também foi bastante detectada durante as inspeções realizadas. Mais de 70% dos veículos não contam com este equipamento. O objetivo do programa é conscientizar os motoristas de caminhão sobre a importância da manutenção preventiva e checar itens de segurança e da parte mecânica dos veículos pesados.  Antonio Carlos Bento comenta que a manutenção programada é muito mais segura e em conta do que a corretiva, pois o motorista pode fazer um plano de manutenção de acordo com a quilometragem que roda mensalmente, seguindo as orientações do manual do fabricante. “Já a corretiva, além de mais cara, também pode gerar muitos transtornos”, compara.

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A Volvo oferece três planos com diferentes níveis de cobertura adequados a cada cliente da marca

Os fabricantes de caminhão oferecem através do serviço pós-vendas esse tipo de atendimento para seus clientes, como parte do negócio da venda de caminhão. A Mercedes-Benz, por exemplo, tem dois tipos de modalidade, a básica, que se refere a uma manutenção preventiva e está relacionada com o manual do veículo, e a completa, que contempla outros itens de segurança e abrange a quebra e o desgaste de peças. O plano adequado para cada cliente é determinado após análise sobre o tipo de veículo, aplicação e tipo de carga, entre outros itens.

As principais vantagens deste serviço, segundo Célio Meneguelo, gerente de pós-vendas da Mercedes-Benz, são previsibilidade dos custos, já que ao ter a rede de concessionários à disposição não vai precisar negociar preço e ainda terá um serviço dentro de um padrão de qualidade e assegurado pela fábrica; economia de combustível, por ter sempre um veículo bem regulado e até melhor valor de revenda, devido às manutenções corretas e com mão de obra especializada e aplicação de peças genuínas.

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A Iveco também disponibiliza planos preventivos e corretivos para seus clientes

“O cliente profissionalizado faz conta e busca por opções que contribuam para aumentar o faturamento. Hoje temos aproximadamente 10 mil veículos Mercedes-Benz com contratos de manutenção ativo e acredito que existe uma tendência para esse tipo de serviço crescer. Posso afirmar que hoje um terço dos veículos que saem de fábrica já adquirem os contratos de manutenção”, afirma. Os contratos de manutenção são realizados diretamente com a montadora podendo ser executados nos mais de 200 concessionários espalhados pelo País e admite com veículos da marca com até 10 anos de uso.

Já a MAN Latin America oferece aos frotistas e motoristas a possibilidade de efetuarem um Contrato de Manutenção de Frotas VolksTotal Prev diretamente com a montadora, para caminhões novos e usados. A mobilidade cobre todas as manutenções periódicas previstas no manual do caminhão com mão de obra e peças aplicadas como óleos lubrificantes, filtros de óleo do motor, combustível e ar e todo o check list da revisão programada nas quilometragens indicadas está coberto.

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O percentual de clientes da Scania que compram o caminhão da marca e o contrato de manutenção já supera 60% de todas as vendas realizadas

“É um conceito simples e prático. O cliente paga mensalmente à MAN um valor pré-definido por quilômetro rodado e a partir daí é só entrar em qualquer um dos 150 concessionários da MAN e ter o atendimento realizado”, afirma o gerente de serviços e assistência técnica da empresa, Jorge Carrer.

A grande vantagem para o autônomo, conforme explica Carrer, é o fato do seu caminhão estar sempre frequentando a rede de concessionários e com isso garantindo uma maior mobilidade. No check-list é explicado ao cliente a necessidade ou não da troca de um determinado componente por estar próximo ao final da vida útil. “Desta forma é de fundamental importância a visita periódica do caminhão à rede de concessionários, pois tem-se a certeza que trabalham com mão de obra treinada pela fábrica e aplicam peças originais, cuja durabilidade é a maior do mercado”, justifica. O VolksTotal pode ser contratado por um período que varia entre 1 e 5 anos e o cliente pode utilizar o Chamevolks, plataforma de atendimento 24 horas através do 0800 0193333. Outra modalidade oferecida pela empresa é o VolksTotal Plus para caminhões novos. Esta versão, além das preventivas, também cobre as manutenções corretivas.

“Através da experiência adquirida ao longo destes 11 anos de existência dos contratos de manutenção de frota, a MAN possui uma enorme base de dados de durabilidade de  componentes”, salienta Carrer. Ele explica que a empresa transfere este conhecimento aos frotistas e autônomos através da realização dos contratos que cobrem itens de desgaste como embreagem, bateria, freio, alternador, lâmpadas, anéis sincronizadores enfim, todos os componentes mecânicos e elétricos que se desgastam com o uso. “Assim, o autônomo fica muito mais tranquilo sabendo que seu caminhão é mantido sempre com o mais alto grau de profissionalismo e conhecimento técnico”, conclui.

O coordenador de gestão de produtos da Volvo, Rodnei Granemann, explica que todas as manutenções preventivas podem ser programadas de acordo com a especificação do veículo e as condições de operação. Com base nestes parâmetros, o planejamento é realizado a partir de um sistema que otimiza as revisões de acordo com a quilometragem mensal, modelo e aplicação do veículo. “O Serviço Planejado Volvo, além de facilitar o planejamento das manutenções garante que o veículo passe por todas as manutenções recomendadas pela marca, assegurando a máxima performance e segurança do caminhão e do motorista”, afirma.

Programas de manutenção com diferentes coberturas para atender as necessidades de cada cliente, como o Programa de Manutenção Azul, Programa de Manutenção Prata e Programa de Manutenção Ouro, também são oferecidos pela empresa.

Pelo Programa Azul, há cobertura para toda a manutenção preventiva; o Prata oferece cobertura para toda manutenção  preventiva e corretiva para os componentes de trem de força (motor, caixa de mudanças e eixo de tração) e o Ouro cobre toda a manutenção preventiva e manutenção corretiva para todo o veículo.

“Com os programas de manutenção, o transportador pode focar seu tempo na gestão dos negócios. Com parcelas fixas ele pode planejar melhor os gastos e evitar paradas inesperadas. Outra vantagem é a agilidade no atendimento, já que ele não precisa de aprovação de crédito”, acrescenta Granemann.

A Iveco também oferece plano de manutenção preventiva, que contempla lubrificação, trocas de óleo e fluídos, compreendendo o fornecimento de materiais (por exemplo, óleos, massas, filtros e/ou cartuchos). O cliente tem à disposição o Iveco Assistente Non Stop – Suporte técnico emergencial todos os dias, 24 horas por dia, em todo o território nacional, que procura solucionar o problema por telefone ou no local, através das Oficinas Móveis quando o cliente precisar.

Outro plano oferecido é o de manutenção preventiva e corretiva, que prevê a substituição, quando necessário, de peças por desgaste ou defeitos em consequência da normal utilização do veículo. As vantagens para os profissionais, segundo a empresa, é maior confiabilidade no veículo, utilização de peças genuínas e mão de obra personalizada, maior desempenho do veículo e valor de revenda.

O gerente de negócios de vendas de contrato da Scania Brasil, Alessandro Puglia, aponta algumas vantagens de se adquirir um dos tipos de contratos de manutenção oferecidos pela empresa. Ele ressalta que, atualmente, o percentual de clientes que compram o veículo
e o contrato já supera 60% de todas as vendas.

Para ele, ter o conhecimento do valor da manutenção ao longo do contrato e planejar o seu fluxo de caixa; utilizar a rede de concessionárias Scania no Brasil, (105 pontos de atendimento); mecânicos treinados pela fábrica; ferramental adequado, otimização do tempo do reparo; redução nas paradas por quebras imprevistas; aumento na vida útil do veículo; maior valorização do bem no ato da venda e, mais tempo para focar na atividade principal de venda de serviço de transporte, são os principais benefícios para o cliente.

O CMP (Contrato de Manutenção Preventiva) que engloba todas as revisões necessárias para uma boa performance do veículo, incluindo peças, óleos lubrificantes, mão de obra, lubrificações e verificações em vários itens é um dos produtos da empresa. Outro é o Contrato de R&M (Reparo e Manutenção) pelo qual estão cobertas todas as revisões do veículo e as manutenções corretivas derivadas por desgaste natural incluindo peças, óleos lubrificantes, mão de obra, lubrificações e verificações necessárias. “O Contrato de Serviços Scania é interessante em qualquer característica de transporte, pois proporciona uma economia em tempo e dinheiro, gerando mais produtividade para a operação”, conclui.

A Ford Caminhões recomenda a seus clientes que mantenham um programa contínuo de manutenção da frota nos distribuidores autorizados, respeitando as recomendações do manual do proprietário, onde ele vai encontrar preços competitivos, peças originais e todo o conhecimento da marca sobre o seu produto. “Além de preservar as condições ideais de operação, emissões e de segurança a manutenção preventiva é essencial na equação de custos do frotista, garantindo melhor desempenho, durabilidade e valor de revenda dos caminhões”, explica Wiliam Yuki, supervisor de suporte técnico da empresa.