O pernambucano José Vicente Neto, de 58 anos, proprietário de dois Mercedes- Benz, um 2013 ano 1975 e outro 1313, ano 1976, com experiência em mecânica de automóvel e refrigeração, fez com que seu “bruto” ganhasse 30% a mais de potência do motor e deixou, assim, de ser um “estorvo nas estradas”, conforme ele mesmo define.
Neto, que trabalhou como técnico de refrigeração por muitos anos, tem opinião de que estes caminhões não têm defl etor e não recebem ar frontal quando estão em movimento. Por este motivo ele resolveu criar um sistema artesanal – que batizou de “Fresculer”- que funciona como um intercambiador de calor (Intercooler), encontrado nos caminhões mais novos. “A finalidade do Intercooler, explica ele, é reduzir a temperatura do ar comprimido, que aumenta sempre que contido, antes que ele entre no motor. Quente, o ar diminui a massa de ar que entra nos cilindros e reduz a potência.
Os materiais utilizados para a transformação foram os mais simples possíveis. De um balde vazio, Vicente aproveitou o fundo e a tampa. Fez uma ligação entre as duas partes com um tubo fl exível de 75 mm de diâmetro e colocou o sistema antes da turbina. “Para esta operação investi apenas R$ 15,00. Caindo a temperatura do motor, diminui o consumo de óleo diesel. Meu caminhão ganhou potência do motor em 30% e ainda o consumo de diesel foi reduzido em 20%”, comemora.
Ele diz que outros motoristas que encontra pela estrada ficam de boca aberta quando ele conta sobre o sistema criado por ele e os resultados que vem obtendo. “Na última viagem que fiz de Pé de Serra para São Paulo, me sobrou R$ 300,00 de óleo diesel e ainda ganhei meio dia na ida e meio dia na volta”, fala sorrindo. Hoje ele diz com firmeza que caminhão velho só atrapalha na estrada, mas o seu, apesar de ser velho, é atrapalhado pelos outros. (JG)