Preparada com um pacote de itens de série que a torna bastante competitiva e mais próxima dos modelos premium da marca Iveco, a linha Hi-Road chegou para ocupar e ampliar o espaço no mercado deixado pelo Stralis, modelo não produzido mais no Brasil

Por João Geraldo 

Disposta a atender com maior eficiência as expectativas de seus clientes, e também aumentar a participação da marca no segmento de caminhões pesados, a Iveco apresentou no início de dezembro os cavalos mecânicos da família Hi-Road. Indicados para operações de médias e longas distâncias, os novos veículos substituem a linha Stralis, descontinuada pela montadora em julho de 2018. 

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A escolha do nome Hi-Road traz com ele mais do que uma certa semelhança fonética com Hi-Way, pois, o modelo top da marca.  Conforme afirmaram os engenheiros da Iveco, que trabalharam no desenvolvimento do projeto, o novo produto herdou as recentes melhorias dos modelos premium da marca. A denominação traz com ela também a mensagem de que a nova linha de caminhões é superior e mais evoluída do que os substituídos modelos Stralis. 

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A cabine da linha Hi-Road é 5cm mais curta que a dos modelos Hi-Way e traz um pacote de itens de série, restando como opcionais apenas geladeira, rodas de alumínio e o defletor de ar

Tanto é assim que todas as versões da linha Hi-Road deixam espaço para apenas três itens opcionais: rodas de alumínio, defletor de ar e geladeira. Embora as cabines sejam bastante parecidas com a versão premium da marca, nos novos caminhões elas são 20cm mais curtas. Também trazem outras diferenças como o acabamento dos bancos e superiores ao do Stralis e mais espaços para a guarda de objetos. O painel de instrumentos é diferente do modelo topo de linha e o volante de direção tem regulagens apenas de altura. Vidros e retrovisores elétricos e ar-condicionado são itens de série, assim como o tanque de combustível com capacidade para 900 litros. 

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Em outras palavras, o Hi-Road não chega a ser um Hi-Way, mas ficou bem próximo. Engenheiros da Iveco que trabalharam no desenvolvimento do novo produto afirmam que o novo caminhão vai dar conta do recado e agradar aos transportadores nos quesitos desempenho, conforto para o motorista, segurança e consumo de diesel em relação ao seu antecessor.

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FASE DE ACELERAÇÃO

A linha Hi-Road é fruto de um ciclo de investimento de 120 milhões de dólares, até 2019, para o desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços. No pacote entram o aprimoramento dos serviços de pós-venda e abertura de novas concessionárias para aumentar, de forma estratégica, a capilaridade da rede e também a qualidade dos serviços prestados aos consumidores, conforme explicou Ricardo Barion.

Desde 2014, um ano após o lançamento do Hi-Way no Brasil, a Iveco vem trabalhando num movimento de excelência de produtos, com o slogan “Carregada de Potência”. A ação engloba a melhoria de seus produtos, fortaleci-mento da rede e do pós-vendas (com centro de treinamento e planos especiais de manutenção) e investimentos contínuos na sua fábrica no município de Sete Lagoas/MG, inaugurada em 2000.

O movimento começou naquele ano com investimento de R$ 650 milhões – para o período de até o final de 2016 – em componentes, aperfeiçoamento contínuo dos processos industriais e pesquisas, entre outros. Na época, o então diretor de marketing, Ricardo Barion, explicou que a meta era disponibilizar um portifólio que priorizasse a produtividade e tecnologia.

Ao final de 2018, a montadora conta com rede formada por 74 concessionários e o pós-venda com grande gama de ofertas de Planos de Manutenção, os quais estão presentes atualmente em 60% dos produtos que são vendidos.

Em balanço apresentado pela montadora, durante o ano foram realizados 45 treina-mentos presenciais, com a participação de 1.074 consultores do Brasil e America Latina e promoveu 5.903 cursos on-line.

E o espaço do cliente recebeu 1.800 clientes em seus três anos de existência.

NOVA CALIBRAÇÃO DO MOTOR E CAIXA

“É o modelo adequado para o atual momento econômico, que pede um produto com baixo custo de operação, e a robustez que o segmento exige”, ressaltou Ricardo Barion, diretor de marketing e vendas da Iveco para a América Latina.

Uma das principais diferenças técnicas em relação ao Stralis está na adoção do mesmo trem de força da linha Hi-Way, cujo motor Cursor, produzido pela FPT, recentemente havia sido retrabalhado com nova turbina, calibração, aumento de torque e calibração mais fina da caixa de transmissão com o motor.

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Os propulsores que equipam os novos cavalos mecânicos são de 9 litros (360cv) e de 13 litros que entregam potências de 411cv e 440cv. A família Hi-Road completa foi lançada com seis versões de produtos, sendo que a equipada com motor de 9 litros é disponibilizada apenas na configuração 4×2; a de 411cv 4×2 e 6×2 e a de 440cv contempla as versões 6×2 e 6×4. 

A nova linha de produtos é equipada com a transmissão ZF da série AS Tronic, já conhecida no mercado brasileiro, com 16 velocidades à frente e duas à ré. O motor de 360cv utiliza a unidade 16AS 2230 TD (com torque de entrada de 2.200Nm e relação de transmissão 17,03 -1,00; R15,77), enquanto nas versões de 411cv e 440cv a caixa de marchas é a 16AS 2630 TO (com torque de entrada de 2600Nm e relação de transmissão 14,12-0,83; R 13,07).

De acordo com Anderson Vilela, especialista em marketing do produto Iveco, destacou que na configuração 6×2, o Hi-Road é mais leve do que o concorrente mais próximo, o Mercedes-Benz Axor em 710 kg. Entre outros diferenciais citados, constam o novo eixo traseiro em toda a linha e também uma nova travessa no chassi da versão 6×4. Vilela acrescentou que toda a parte elétrica também foi aprimorada, com um chicote mais retrabalhado e robusto e concluiu dizendo que a manutenção dos novos modelos ficou muito mais rápida. Em questão de economia de combustível, disse que a redução em relação ao Stralis é de 7%.

LANÇAMENTO NA HORA CERTA

Ricardo Barion disse que o desenvolvimento da linha Hi-Road teve início no começo do segundo semestre de 2016, num momento de crise, “no olho do furacão”, conforme disse, ao lembrar que naquele ano o mercado geral de caminhões no Brasil emplacou apenas 58,4 mil unidades. Além disso, o resultado de 85,5 mil unidades licenciadas em 2015 já trazia com ele queda de 31% em relação a 2014. “Estamos fazendo o lançamento na hora certa, num excelente momento do mercado, pois trata-se de um produto que traz todas as melhorias, experiência e DNA do Hi-Way, ” comemorou. 

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Linha Hi-Road chega ao mercado com atributos para aumentar a participação da Iveco no segmento de entrada de caminhões pesados

Barion acrescentou que agora o momento é de otimismo e exclusivamente sobre o mercado de caminhões pesados, onde se encaixam os veículos da família Hi-Road. Ele acredita que 2018 termine com o emplacamento de 32 mil unidades. Em 2017 os licenciamentos nesta categoria foram pouco mais de 17 mil caminhões. 

Sobre vendas da nova linha, na ocasião do lançamento o executivo afirmou que já haviam em carteira 200 pedidos da versão 440 6×2, a primeira a ser produzida em janeiro de 2019. Acrescentou que as primeiras 100 unidades foram negociadas para clientes diferentes, apenas uma para cada um, para que ao menos, no início das entregas haja mais veículos espalhados pelo Brasil.