Por João Geraldo

Determinada a conquistar uma fatia cada vez maior no segmento de caminhões extrapesados, com produtos cada vez mais competitivos, a Iveco apresenta nesta edição da Fenatran a nova gama Stralis com um pacote de novidades que vão de encontro às expectativas dos transportadores. Com a renovação da linha Stralis, a primeira promovida pela montadora desde o lançamento do modelo no Brasil em 2004 – e que tem como destaque a nova cabine, lançada no início deste ano na Europa – a Iveco passa a ter um dos caminhões mais modernos do mercado brasileiro na categoria acima de 45 toneladas de PBTC. A previsão é comercializar três mil unidades ainda este ano no Brasil. Junto ao modelo pesado, a montadora está lançando no País a nova família Daily, que além do design tem também como novidades motorização eletrônica de 136 e 155cv de potência.

O novo Stralis será disponível nas configurações 4X2, 6X2 e 6X4 e motorização de 380 e 420cv de potência. Trata-se do Cursor 13, de 13 litros e seis cilindros em linha – produzido na fábrica de Sete Lagoas, cujo torque é de 183 kgfm entre 1.000 e 1.400 rpm na versão de 380cv e de 194 kgfm entre 1.000 e 1.500 rpm para a versão de 420cv de potência. É o mesmo engenho utilizado na versão anterior, o qual elevou o conceito e as vendas do modelo Stralis no mercado brasileiro e sul-americano em razão do desempenho e economia de combustível.

A cabine, o maior destaque da nova linha, será oferecida com opções de teto alto e baixo nas cinco versões disponíveis do Stralis. A grade frontal apresenta maior espaçamento entre as travessas, que se estende até o pára-choque, e formando um só conjunto, incorpora, com maior destaque, o logotipo Iveco. O teto também é novo e o pára-sol externo ganhou nova forma. Os faróis e luzes indicadoras de direção estão agrupados num mesmo bloco formando um único conjunto ótico incorporado ao pára-choque. Ainda na parte externa da cabine, os espelhos retrovisores (com desembaçador) ficaram maiores.

Do lado de dentro da cabine tudo é novo, a começar pelo painel de instrumentos, que conta com display de cristal líquido no computador de bordo posicionado à frente do carreteiro e informa as condições mecânicas do caminhão, nível de óleo do motor (sempre no momento em que dá a partida), pressão do óleo e do ar do sistema de freio. O computador de bordo está preparado para mapear trechos da viagem, com várias indicações sobre as distâncias percorridas, velocidade média, consumo de diesel, etc e realiza um check-up de todo o sistema três segundos após o motor ser ligado e aponta os possíveis problemas e quantas vezes já ocorreu.

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A questão do ambiente de trabalho do carreteiro também recebeu atenção no novo Stralis, com novas cores. O banco do motorista conta com suspensão e ajustes pneumáticos e a coluna de direção oferece múltiplas posições de regulagem. Todos os modelos são equipados com climatizador de ar e 20 porta-objetos, cama, CD player e travamento central das portas. Sistema ABS de freios, cama superior, defletor de ar, rodas de alumínio, ar-condicionado, buzina a ar, geladeira e banco do passageiro com ajuste pneumático são itens opcionais.

O trem de força dos novos Stralis conta ainda com caixa de câmbio ZF Ecosplit 16 S 2280, de 16 marchas à frente (mais duas à ré), sendo a 16a Overdrive. Esta unidade de transmissão conta com o “Servoshift”, um sistema auxiliar de engate que proporciona trocas de marchas mais suaves e precisas. De acordo com a engenharia da montadora esta caixa tem capacidade de torque superior à saída do motor, oferece menor desgaste e índice de quebras. Os sistemas de suspensão e freio foram mantidos inalterados pelos engenheiros da Iveco, assim como os eixos. O dianteiro, por exemplo, com capacidade técnica de 8 toneladas, conta com lubrificação a óleo nos cubos.

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Marcos Mazzu, presidente da Iveco Latin América, declarou que chegou a hora de investir no Brasil e garante que o setor de transporte vai se surpreender, e afirma que o crescimento da marca virá da satisfação do cliente. Já Renato Mastrobuono, diretor de engenharia da montadora, anuncia que a Iveco tem planos fantásticos. Para isso, a companhia conta com seu centro de desenvolvimento onde serão projetados veículos para o mercado latino-americano, cuja inauguração está prevista ainda para este ano.

A NOVA FAMÍLIA DAILY

O design é o item que mais chama atenção na nova família de veículos semi-leves e leves da marca Iveco, mas “nunca um veículo pareceu tão belo”, segundo a concepção da Iveco em relação ao produto que passou por uma renovação total. Produzida também em Sete Lagoas/MG nas versões chassi-cabine e furgão, com cinco diferentes entre-eixos para cabines simples e duplas, os veículos oferecem também duas opções de motorização e três diferentes alturas de teto que se multiplicam e resultam em 15 configurações, além de uma versão para o transporte de passageiros.

A motorização também é nova. Trata-se de um propulsor de 3.0 litros, quatro cilindros e duplo comando com 16 válvulas, injeção common-rail Bosch, turbo intercooler e comando a corrente. São duas versões, uma delas com 136cv e outra de 155cv de potência. De acordo com informações da Iveco, os novos engenhos chegam a ser até 5% mais econômicos do que os propulsores que equipavam a linha Daily, que está sendo substituída. As duas versões utilizam caixa de transmissão Eaton FSO 2405E, com acionamento por cabos.

A Iveco incorporou uma nova designação aos veículos da família Daily, pois além dos números que indicam o PBT, potência e modelo, os veículos da nova série trazem também a S, que indica single (rodado simples) e C, de combined (para rodado duplo). Outro detalhe se refere aos furgões, agora batizados de Furgone, Gran Furgone e Maxi Furgone, nomes que sugerem, em ordem crescente, a capacidade volumétrica de cada veículo.