Todo cavalo mecânico destinado a tracionar Combinações de Veículos de Carga (CVC) de 57 toneladas, conhecidos como bitrem, produzido a partir de janeiro de 2011 tem de ser 6×4, independente da data de fabricação do implemento, conforme decisão proposta na resolução de nº 210/06 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Os modelos 6×2 produzidos até 31 de dezembro de 2010 e vendidos até março deste ano podem continuar tracionando este tipo de combinação, desde que respeitem os limites regulamentares da mesma resolução.
O coordenador técnico da NTC & Logística, Neuto Gonçalves dos Reis, explica que a questão é antiga e começou a ser desenhada há cerca de 10 anos, quando se discutiu que a configuração 6X4 oferece uma condição mais segura, principalmente porque existe um eixo a mais de tração segurando a composição na hora da frenagem. A proliferação de bitrens nas estradas evidenciou a necessidade de um eixo a mais de tração no cavalo-mecânico, mesmo assim, a resolução passou a vigorar somente após estudo sobre os danos provocados no pavimento pelos bitrens tracionados por cavalos 6×2, além do fator segurança.
“Claro que foi apenas um pontapé inicial e os benefícios dessa resolução deverão ser sentidos em um prazo de aproximadamente cinco anos”, acrescenta. Neuto conclui dizendo que toda mudança gera resistência e exige adaptação, como é o caso de alguns transportadores que sabem que poderão ter um aumento no custo operacional. Por conta disso acredita que poderá haver uma migração para as combinações do tipo Vanderléia.” (DG)