Dirigir na chuva sempre exige maior atenção por parte dos motoristas, pois além da menor aderência na pista molhada é comum a redução da visibilidade em razão do embaçamento dos vidros, com destaque ao para-brisa, componente de grande importância em relação à segurança, já que dele depende também o grau de visibilidade da pista.
O choque térmico provocado pela chuva fria que bate no vidro quente gera a formação do chamado “embaçamento”, extremamente perigoso, pois prejudica a visibilidade de todos os vidros do veículo. Além disso, ao ligar e acionar as palhetas do limpador, fica ainda pior deixando o vidro – que deveria ser cristalino – totalmente esbranquiçado. Como alternativa para tentar melhorar o campo de visão, alguns motoristas utilizam a ventilação interna da cabine ou direcionam o fluxo de ar para o para-brisa, mas nem sempre o resultado é satisfatório.
Durante a Automec Pesados, realizada em São Paulo no final de abril, a Saint-Gobain Sekurit apresentou o para-brisa antiembaçante para caminhões, item produzido com tecnologia semelhante à aplicada ao vidro traseiro dos automóveis, com resistência elétrica entre duas camadas de vidro laminado. Com filamentos de tungstênio em espessura de microns, praticamente imperceptíveis a olho nu, a resistência elétrica aquece o vidro e elimina o embaçamento, proporcionando, conforme explica a empresa, visibilidade total ao motorista (DG).