Por João Geraldo

Passados exatos 16 meses do anúncio da compra pela MAN (dia 15 de dezembro de 2008), operação da qual surgiu a MAN Latin America, a empresa anuncia a sua linha de montagem para os modelos extrapesados TGS e TGX, equipados com motores acima de 400cv de potência. Com expectativa de serem comercializados no Brasil a partir de janeiro de 2011, os caminhões MAN serão montados pelo Consórcio Modular, na fábrica de Resende/RJ, do mesmo modo da linha Volkswagen. Roberto Cortês, presidente da companhia, disse que junto a clientes a engenharia da companhia está fazendo algumas adaptações nos produtos e confirma a meta de lançar os novos extrapesados no próximo ano.

A linha de montagem dos caminhões MAN vai exigir investimento de R$ 150 milhões em desenvolvimento, treinamento de pessoal e lançamento dos produtos. Em relação ao aumento de funcionários está prevista a contratação de 100 empregados até o final deste ano – juntamente com os parceiros do Consórcio Modular – que serão treinados por profissionais alemães e brasileiros formados na Alemanha.

4100t

Presente na cerimônia de apresentação das instalações da linha de montagem dos novos caminhões da marca que está chegando ao Brasil, o presidente mundial do Grupo MAN, Georg Pachta-Reyhofen, afirmou que a aquisição da Volkswagen ajudou o Grupo nos resultados. Disse que foi um excelente negócio (concluído em março de 2009) fora da Europa e lembrou ainda da apresentação dos caminhões na Feira Internacional do Transporte (Fenatran) realizada em São Paulo, em outubro do ano passado.

A oferta de caminhões MAN amplia os negócios da companhia, que produz caminhões na faixa de 5,5 a 57 toneladas de PBTC, porém, o cavalo-mecânico mais potente da empresa atualmente com motor de 367cv e com os dois primeiros modelos da marca MAN passará a ter produtos tidos como “Premium”, para disputar mercado com extrapesados das marcas Scania, Volvo, Mercedes-Benz e Iveco, já produzidos no Brasil. Este é mais um passo para alavancarmos nosso crescimento no mercado de caminhões. Por isso, o dia de hoje é um marco na história da MAN Latin America”, destacou Cortês.

Outro anúncio feito pela MAN Latin America, junto da nova linha de montagem, refere-se à criação de um parque de fornecedores próximo à fábrica, cujas operações – previstas para terem início em 2009 – deverão gerar 700 empregos. Atualmente trabalham na fábrica de Resende cerca de 5.700 empregados, dos quais 95% são da região. Na ocasião, Cortês lembrou que a MAN havia contratado 700 funcionários (em março passado, devido à ampliação de sua capacidade de produção) e que somados aos 100 junto dos parceiros do Consórcio, até 2012 serão criadas 1.500 novas vagas no município de Resende. As três empresas fornecedoras que confirmaram montar unidades na região são ArvinMeritor, Maxion e Suspensys, com investimento total de 85 milhões de reais.