O crescente número de ocorrências nas rodovias brasileiras envolvendo caminhões tem sido motivo de grande preocupação. Parte desta triste realidade nas estradas se deve também à falta de manutenção preventiva em itens de segurança. De acordo com levantamento realizado pelo Programa Caminhão 100%, do Grupo de Manutenção Preventiva (GMA) os problemas mais comuns, nos mais de 576 caminhões inspecionados na Rodovia Dutra, estão no sistema de direção, pois em mais de 60% das inspeções foi constatado algum defeito no sistema. O trabalho do GMA consiste em conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo.
O engenheiro da fabricante de autopeças Nakata, unidade de negócios Affinia Automotiva, Edson Vieira, lembra que o sistema de direção deve ser revisado periodicamente, a cada 10 mil km. Reforça que ao fazer a manutenção preventiva é importante verificar se a barra de direção está empenada e também se existe algum tipo de desgaste ou folga. Acrescenta que as coifas protetoras também devem estar em ordem, assim como as peças soldadas ou recondicionadas, que podem representar trágicos acidentes. “Qualquer movimento brusco ou estradas esburacadas podem romper a peça quando soldada, ocasionando perda da direção”, adverte. A folga na direção é o principal sinal de desgaste na peça, conforme alerta Vieira. Ele recomenda que o motorista faça manutenção do veículo em uma oficina de confiança para realizar o exame adequado no conjunto de direção e suspensão . (DG)