Por João Geraldo

Desde o primeiro caminhão da marca montado no Brasil o L-312, até junho deste ano, a Mercedes-Benz produziu dois milhões de veículos comerciais no País. O marco – histórico – comemorado pela montadora, um dos primeiros fabricantes de caminhões a se instalar por aqui, ao iniciar suas atividades na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, em 1956, considera a soma de 1.370.000 caminhões e 630.000 ônibus. A unidade, continua sendo a maior da Mercedes-Benz fora da Alemanha e a única a produzir numa mesma planta caminhões, chassis de ônibus, motores, eixos e caixas de câmbio, além das cabinas de caminhões.

Philipp Schiemer, CEO da companhia no Brasil e da Daimler Latina – empossado no cargo dia 01 de junho – destacou que a Mercedes é o único fabricante de veículos comerciais do Brasil a atingir esta marca notável. “Historicamente, nossa empresa é a maior indústria de veículos comerciais da América Latina. Contribuímos decisivamente para a evolução da indústria automobilística nacional”, disse o executivo durante a cerimônia preparada pela empresa para comemorar o marco.

Um dos grandes saltos na história da Mercedes-Benz no Brasil foi a inauguração da fábrica de caminhões em Juiz de Fora/MG, onde atualmente são produzidos o Actros e o Accelo. Os demais modelos da marca – Atego, Atron e Axor – saem de linhas de montagem de São Bernardo do Campo. A unidade de Minas Gerais é tida pela empresa como a síntese do que existe de mais moderno na produção de caminhões, com conceitos inovadores de produção, além de ter adotado eficientes métodos de logística e outros processos, como o parque de fornecedores integrado à fábrica para agilizar o processo de entrega de componentes. O presidente mundial da unidade de caminhões – Daimler Trucks -, Stefan Buchner, esteve no Brasil para celebrar a marca de dois milhões de veículos produzidos em 57 anos de  tuação, afirmou que a Mercedes-Benz  do Brasil ocupa lugar de destaque nos negócios de veículos comerciais na América Latina. “O Brasil é hoje, de forma consistente, um dos principais mercados para caminhões da nossa marca”, disse. De acordo com números divulgados pela empresa, em relação à sua importância e representatividade no mercado brasileiro, de cada 10 veículos da atual frota de caminhões em circulação no País, quatro têm a estrela de três pontas e de cada 10 ônibus seis são da marca.

O modelo mais produzido
Conforme levantamento da montadora, o caminhão por ela produzido que atingiu maior volume de produção no Brasil, considerando todas as marcas dos outros fabricantes, é o Mercedes-Benz L-1113, do qual foram produzidas cerca de 213 mil unidades entre os anos de 1970 e 1987. O modelo ocupa também o lugar de o mais vendido na história do mercado brasileiro, com mais de 200 mil unidades comercializadas no mesmo período. Outros modelos produzidos em larga escala foram os leves L-608 e 710, com mais de 177 mil unidades produzidas juntas. O semipesado L-1620 também é um campeão de vendas, com mais de 102 mil unidades entregues.

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Mercedes-Benz L-1113, o caminhão com maior volume de produção no mercado brasileiro