Por João Geraldo

Em 50 anos de produção de caminhões e ônibus no Brasil, a marca Mercedes-Benz passou a fazer parte da história de muitos transportadores do País. Além disso, a fábrica brasileira – instalada no ABC Paulista – é considerada um centro de competência que contribui muito com a matriz, na Alemanha. “Estes 50 anos de operações no Brasil contribuíram para a empresa acumular experiência no mercado, com a qual baseada nos 100 anos de liderança na indústria automobilística, a marca Mercedes-Benz pode oferecer produtos com tecnologia premium”, disse Dieter Zetsche, presidente mundial da companhia.

1839t

As atividades da unidade brasileira tiveram início dia 28 de setembro de 1956 – dois anos após o começo das obras – com a presença do então presidente da República Juscelino Kubitschek e do presidente da Mercedes- Benz da Alemanha, Alfred Jurzykowski, que dá nome à rua onde a empresa está instalada, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A linha de montagem se concentrou inicialmente no caminhão L 312 (Torpedo) equipado com motor diesel de 100cv de potência. Os ônibus começaram a ser produzidos em 1958, sendo o modelo O 321 o primeiro da marca no País. “Temos orgulho de estar presentes aqui por todo este tempo e fazer parte da história e do desenvolvimento do Brasil”, disse Gero Herrmann, presidente da DaimlerChrysler do Brasil. Em 50 anos de produção, a empresa montou cerca de 1.600.000 veículos comerciais, dos quais boa parte seguiu para mercados internacionais.

“A unidade de São Bernardo do Campo tem desempenhado um papel estratégico dentro do Grupo DaimlerChrysler. Nos últimos anos, o sistema de produção otimizado foi considerado referência para todas as plantas do Grupo no mundo”, disse Andréas Renschler, responsável pelo Grupo de Caminhões e Ônibus. Desde 1991, a fábrica do ABC conta com um moderno e avançado centro de desenvolvimento tecnológico. É o maior da América Latina e também maior da marca fora da Alemanha.