Expandir a organização na América do Sul, aumentar as vendas e tornar a marca dos produtos mais conhecida no mercado são parte da missão de Marco Rangel, que acaba de assumir o cargo de diretor e gerente geral da Cummins Filtration América do Sul. Chegado recentemente dos Estados Unidos, ele tem ainda como meta aprimorar o sistema de distribuição na América do Sul para oferecer soluções que otimizem as operações e minimizem os custos, através de sistemas que permitam maior intervalo de troca de filtros e economia de combustível e também ampliar o conhecimento do que ele chama de “Valor Real” das tecnologias inseridas nos produtos da empresa

Revista O Carreteiro – Após 15 anos trabalhando na unidade de motores da Cummins nos Estados Unidos, qual é o desafio que o senhor espera enfrentar como diretor e gerente geral da Cummins Filtration no Brasil?
Marco Rangel – O maior desafio é expandir nossa organização na América do Sul, com foco no crescimento de nossa participação nos principais segmentos em que atuamos, principalmente apoiando nossos clientes e parceiros com produtos de tecnologia avançada e que garantam a segurança e confiabilidade de suas operações.

O Carreteiro – Tornar a marca dos produtos da empresa mais conhecida e também aumentar as vendas fazem parte de seus planos ou a prioridade é outra?
Marco Rangel – Mais do que tornar nossa marca mais conhecida, através de aumento de vendas e participação no mercado, queremos ampliar o conhecimento do “Valor Real” de nossas tecnologias em todos os mercados. Para a Cummins Filtration, Valor Real é não se preocupar com seu filtro nas mais extremas condições, pois você tem a Cummins Filtration como solução. Temos produtos inovadores que conquistaram reconhecimento mundial por apresentarem benefícios aos usuários e respeito ao meio ambiente, como o primeiro filtro amigável, feito em material composto plástico, que possibilita sua incineração após o uso e reduz o risco de contaminação de solo pelo design inovador que permite o seu apoio em superfície plana durante a troca no campo (fundo chato).

O Carreteiro – Em caso afirmativo, o senhor poderia dizer qual será a estratégia?
Marco Rangel – Nossa estratégia é ampliar a parceria com os principais fabricantes de equipamentos originais nos segmentos automotivos e disponibilizar as novas tecnologias de filtração de Fluídos e Ar para ajudá-los a atender as mais rígidas normas de emissões de poluentes. Em paralelo aprimoraremos nosso sistema de distribuição na América do Sul para oferecer soluções que otimizem as operações e minimizem os custos, através de sistemas que permitam maior intervalo de troca de filtros e economia de combustível.

“Nossa estratégia é ampliar a parceria com os principais fabricantes de equipamentos originais nos segmentos automotivos e disponibilizar as novas tecnologias de filtração para ajudá-los a atender as mais rígidas normas de emissões de poluentes”

O Carreteiro – O País tem uma grande frota de caminhões e, por conseqüência, um vasto mercado para empresas que atuam no segmento de transporte. Para quais produtos da empresa o senhor enxerga maior chance de aumentar o volume de vendas?
Marco Rangel – Além da Cummins Motores, temos grandes parcerias com os principais fabricantes de motores e equipamentos e introduziremos as novas tecnologias de filtração de fluídos (Combustível, Óleo Lubrificante, Água, Uréia e Ar) que possibilitará ampliação de nossos negócios para equipamentos originais e atender aos requisitos do mercado e pós-vendas.

O Carreteiro – A empresa disponibiliza vários produtos para veículos , com o foco no desempenho, economia de combustível e redução de emissões de modelos com motor a diesel. Do leque de itens produzidos no Brasil, quais os de maior produção e em qual deles, exceto motores, a empresa é mais competitiva?
Marco Rangel – Nossas linhas de produtos de filtração, sejam de líquidos ou Ar, são hoje os de maior produção local, nossa fábrica possui linhas dedicadas a cada família de produto e temos grande competitividade, principalmente em filtros de combustível e óleo lubrificante, onde atuamos com a maioria dos fabricantes de motores e equipamentos.

O Carreteiro – A Cummins Filtration fornece produtos para grandes empresas no Brasil, como a Iveco, Ford, Scania, Volkswagen e Volvo. Quais são estes produtos?
Marco Rangel – Filtros de Água, Ar, Óleo Lubrificante para combustível, Biodiesel, Gasolina e brevemente Uréia para os sistemas catalisadores dos motores que atenderão a próxima fase do CONAMA/PROCONVE (EURO 4), além de Filtros de Ar nos mercados de reposição.

O Carreteiro – Há perspectiva de ampliar o atendimento a outros fabricantes de caminhões aqui instalados, como a Mercedes-Benz, por exemplo?
Marco Rangel – Temos produtos e tecnologia para atender as necessidades de todos os segmentos de mercado onde existam motores e buscamos constantemente ampliar nossa participação com todos os fabricantes e sem dúvida enxergamos a Mercedes-Benz como potencial parceira no Brasil.

O Carreteiro – Além da Rede Cummins, como os produtos são distribuídos no mercado de reposição?
Marco Rangel – Nossa estratégia de distribuição inclui, além de nossos distribuidores os concessionários de nossos parceiros e distribuidores, independentes de sistemas de filtração.

O Carreteiro – Como o senhor avalia a identificação dos produtos da marca por parte dos motoristas de caminhão?
Marco Rangel – A marca Fleetguard já conquistou reconhecimento em alguns segmentos que realmente perceberam o “Valor Real” de nossos produtos e a Cummins Filtration, mas ainda temos muito o que desenvolver e a trabalhar para ampliar a percepção de valor no mercado e fortalecer a nossa presença e percepção pelos clientes em todos os mercados.

O Carreteiro – Algo que queira acrescentar?
Marco Rangel – Obrigado pela oportunidade de apresentar a Cummins Filtration e nossos desafios nesta nova fase da empresa na América do Sul.