Por João Geraldo

A Volvo está animada e motivos não faltam. A empresa bateu recorde de emplacamentos de caminhões no mercado brasileiro e encerrou o ano passado com crescimento de vendas também em países da América Latina. E mais, aumentou sua participação no segmento de veículos semipesados e acaba de anunciar investimento para um novo produto para uma faixa de carga inédita para a marca no País. Ampliação de instalações da unidade brasileira, da rede de concessionários e de serviços, também está na lista de realizações previstas pela montadora para os próximos meses.

Bernardo Fedalto Jr, diretor comercial de vendas e de marketing de caminhões da Volvo do Brasil, classificou 2013 como um excelente ano para o negócio de caminhões da empresa, pois a marca aumentou as vendas em 1,8% em relação a 2012. Além disso, alcançou 20% de participação nos segmentos de pesados e semipesados. “A cada cinco caminhões destas duas categorias vendidos no Brasil, um é Volvo”, destacou.

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A linha VM atingiu emplacamento de 5.752 unidades em 2013 e garantiu participação de 12% para a Volvo no segmento de semipesados

Durante o ano de 2013 foram emplacadas 5.752 unidades semipesadas VM, 23,9% acima das 4.643 unidades de 2012. Tal desempenho levou a marca a atingir a inédita participação de 12% no segmento de semipesados, que em 2012 era de 10,1% nessa categoria. Na linha pesada, a empresa contabilizou o licenciamento de 14.979 unidades, contra 11.235 registradas em 2012. No total – semipesados e pesados – foram licenciados 20.731 caminhões, um recorde histórico para a marca no País, mais de 30% superior às 15.878 unidades de 2012.

“Temos o melhor portfólio de veículos comerciais do País, robustos, com alta produtividade e de baixo consumo de combustível”, acrescentou Roger Alm, presidente do Grupo Volvo na América Latina. Ainda de acordo com o executivo, a Volvo passou a ser líder de mercado no Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Uruguai. No total, o Grupo Volvo entregou 29.518 caminhões acima de 15 toneladas de PBT na América Latina. Desse total, mais de 20 mil unidades foram licenciadas no Brasil, onde somente a marca Volvo é disponibilizada pelo Grupo. Este quadro poderá começar a ser mudado com a chegada de uma nova linha de caminhões abaixo de 15 toneladas de PBT prevista para o mercado brasileiro. Resta a confirmação se será Renault, UD, Mack ou Eicher, marcas pertencentes ao Grupo Volvo, e já comercializadas na América Latina. Os modelos leves da Volvo deverão chegar logo ao mercado brasileiro, pois conforme disse Roger Alm, “temos ambição para introduzir estes novos produtos no mercado ainda este ano”. Para viabilizar a chegada ao mercado destes produtos, o Grupo Volvo fez um novo aporte de 320 milhões de dólares para a unidade brasileira – que já tem 500 milhões de dólares que estão sendo aplicados no período de 2010 – 2015 na melhoria e expansão da fábrica em Curitiba/PR – pesquisas, desenvolvimento e aquisição de ferramentais, processos de manufatura e na nacionalização de novos produtos. A chegada de um novo produto no mercado brasileiro representa um grande reforço para o Grupo Volvo aumentar as vendas de caminhões de outras marcas na América Latina. Este tem sido um desafio para a empresa, conforme reconhece Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões da empresa.

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Temos ambição para introduzir novos produtos no mercado ainda este ano, disse Roger Alm, presidente do Grupo Volvo na América Latina

“O mercado tem seus altos e baixos, mas a Volvo vem crescendo de forma organizada”, disse Alm, referindo-se às ações realizadas pela empresa para dar suporte ao crescimento das vendas de produtos da marca. Roger Alm destaca também a inauguração de unidades de atendimento no Peru e no Chile, uma em cada país, onde funcionam escritórios, centros de treinamento e oficinas, além da fusão na unidade da argentina para atendimento das marcas Volvo e Renault. A meta é bem maior e inclui a continuidade da expansão da rede e dos serviços, da infraestrutura de produção e com a construção de um novo depósito de peças de 28.000m² em área de 120.000m² próxima da fábrica. De acordo com Roger Alm, até o final de 2014 a rede de concessionários saltará de 90 para 100 pontos; os boxes de serviços de 1.800 para 2.200 e o número de mecânicos subirá de 1.635 para 2.035.

Planos de serviços
Expansão para o cliente está ligada diretamente ao crescimento da demanda por planos de serviços para caminhões da marca. De acordo com Bernardo Fedalto Jr, diretor comercial de vendas e de marketing de caminhões da Volvo do Brasil, ano passado, 61% dos caminhões saíram da fábrica com algum tipo de plano de serviço. Atualmente a empresa disponibiliza três opções: Azul, Prata e Ouro, com diferentes níveis de atendimento. O plano Ouro – o mais completo – atendeu 17% dos caminhões novos da marca em 2013. “Tudo que fazemos na Volvo focamos no nosso cliente, para que ele tenha o menor custo por tonelada transportada”, acrescentou. (JG)