Por Alessandra Sales

Ao longo de quatro décadas, o setor de implementos rodoviários passou por mudanças expressivas, tanto em relação ao conceito quanto à operação. O período refere-se à época em que o transporte não era tão profissionalizado quanto hoje; não havia estudo em logística e a segurança não era prioridade. No entanto, as transformações foram sentidas com o desenvolvimento de novos produtos equipados com tecnologias de ponta, resultando assim no aumento da capacidade de carga útil dos equipamentos. Com a evolução das tecnologias e as necessidades diferenciadas do transportador, as empresas e a produção foram ampliadas para acompanhar o desenvolvimento do transporte rodoviário de cargas.

Antes de citar a evolução do setor, é importante destacar como começou a história do transporte rodoviário de cargas, época em que só existiam caminhões com carroçarias de madeira abertas. Anos mais tarde, por volta de 1946, surgiram os primeiros cavalos mecânicos (ou caminhão-trator), além do início da fabricação de semirreboques. No primeiro momento eram equipados com um eixo, depois dois e, por último, três eixos.

O diretor-executivo da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), entidade que comemora 30 anos de atividades em 2010, Mário Rinaldi, acrescentou o início da produção de composições bitrem em 1994, e do rodotrem em 1998. Segundo ele, a indústria de implementos rodoviários foi evoluindo para acompanhar a demanda do segmento, além de atender a quantidade de carga transportada, o crescimento do mercado e oferecer novas tecnologias. “Sempre que o setor foi solicitado, os empresários responderam. Tanto é assim que hoje muitos implementos são fabricados sob encomenda, de acordo com a solicitação dos clientes”, explica.

Diante das transformações tecnológicas ocorridas no segmento, o presidente da Anfir, Rafael Wolf Campos, diz que o atual cenário é muito bom para o setor, reflexo da boa fase que passa a economia brasileira.

“O Brasil foi o primeiro País a sair da crise mundial, e áreas como agronegócio, construção civil e infraestrutura foram
fundamentais na retomada do crescimento”, finaliza.

DESEMPENHO DO SETOR EM 2010

O setor de implementos rodoviários registrou a maior marca de produção este ano, com a fabricação de 150 mil implementos, conforme informou o presidente da Anfir, Rafael Wolf Campos. Em razão dos investimentos nos últimos anos, novas perspectivas de crescimento estão sendo analisadas, a exemplo do que ocorreu no segmento de caminhões, que apresentou crescimento de 53,7% nas vendas do primeiro semestre.

“Iniciamos 2010 com a meta otimista de crescer entre 8% e 10% sobre 2009, mas o bom desempenho obtido no primeiro semestre, quando fechamos com 75.515 unidades emplacadas e crescimento de 52,91% sobre as 49.386 unidades do ano passado, nos fez reavaliar nossas projeções para cerca de 30%”, estima. Wolf acrescenta que o setor está em constante evolução para concorrer no mercado nacional e internacional.