Fábrica nova, produtos que lembram os pesados norte-americanos, capacidade para produzir até cinco mil unidades/ano e 35 pontos de atendimento, são parte do perfil da International Caminhões, montadora que tem procurado fazer a lição de casa, garantir a satisfação dos clientes e crescer no País como fabricante de caminhões. De acordo com Guilherme Ebeling, presidente da empresa, a International, tem apresentado crescimento constante e se dedicado à ampliação e fortalecimento da rede de serviços. Ele destaca que a operação conta também com um telefone 0800 para atendimento rápido aos motoristas de caminhão.

Revista O Carreteiro – Além de estar operando em espaço próprio e maior – após a recente transferência da linha de produção de Caxias do Sul para Canoas/RS – que vantagens podem ser destacadas para International Caminhões após a mudança?

Guilherme Ebeling – Estamos produzindo nossos caminhões em fábrica própria e isso é motivo de orgulho para a companhia. Além disso, estar inserida no Complexo Navistar garante sinergia para as atividades da International no mercado nacional ao atuar em conjunto com as demais empresas do grupo.

Revista O Carreteiro – Qual a capacidade de produção/ano da empresa atualmente dos respectivos modelos 9.800i e do DuraStar?

Guilherme Ebeling – A capacidade de produção da fábrica é de 5 mil caminhões ao ano, em três turnos de trabalho. Caso a demanda justifique, há espaço físico para expansão das linhas de produção. Revista O Carreteiro – O 9.800i tem sido visto por alguns transportadores como um cavalo-mecânico com um excelente trem de força. Desde o reinício das vendas do modelo no Brasil, houve algum tipo de sugestão de clientes em relação à mudança ou inserção de algum item no veículo?  Guilherme Ebeling – O 9800i teve mais de 240 itens atualizados ou inseridos. Nossa equipe de engenharia está sempre em busca do desenvolvimento de novas tecnologias para contribuir com a qualidade e confiabilidade dos nossos caminhões. Além disso, mantemos um canal de comunicação aberto com nossos clientes para que enviem sugestões que possam auxiliar no aprimoramento dos nossos produtos.

Revista O Carreteiro – Produzida com chapas de alumínio e sem economia de espaço em seu interior, a cabine do 9.800i tem diferenças marcantes em relação a outros produtos do mercado brasileiro da mesma categoria. Entre outros diferenciais, o painel de instrumentos, por exemplo, segue padrões dos caminhões produzidos na América do Norte. Até que ponto estas diferenças têm sido um fator decisivo na opção de compra do cliente?

Guilherme Ebeling – Itens do 9800i, como painel e cabine com visuais clássicos, remetem aos modelos norte-americanos, muito apreciados pelos consumidores no Brasil. Um caminhão que se destaca entre as opções de mercado nestes quesitos. Estes fatores tornam o produto mais atraente e, somados à tradição de robustez, durabilidade e economia dos produtos International, fazem deste caminhão um grande sucesso entre os clientes da marca.

Revista O Carreteiro – Como a empresa tem trabalhado para mostrar aos transportadores as vantagens dos caminhões da marca disponibilizados no mercado brasileiro?

Guilherme Ebeling – Os caminhões International são conhecidos, principalmente, pela robustez e ótimo desempenho no consumo de combustível. Com a expansão de nossa rede de Concessionárias e Serviços Autorizados, bem como a evolução das vendas – este ano, devemos crescer por volta de 35%. Nossos produtos são cada vez mais conhecidos pelos transportadores. Somam-se a isto as demonstrações em feiras e eventos por todo País, bem como programas de test drive em conjunto com as concessionárias da marca. As vendas para o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), também impulsionaram a visibilidade da marca em diversas regiões do Nordeste e interior de São Paulo.

Revista O Carreteiro – Como está a participação da International Caminhões nas vendas
para o Governo Federal?

Guilherme Ebeling – Recentemente, fomos selecionados pelo Governo Federal para fornecer caminhões DuraStar ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ao todo, as licitações somam 898 unidades destinadas aos Estados de São Paulo, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Revista O Carreteiro – Qual o impacto dessa operação para empresa?

Guilherme Ebeling – Essa licitação fará com que a International apresente um rápido crescimento neste início de produção. O número de caminhões DuraStar que será fornecido nos próximos seis meses é o equivalente à capacidade de produção da fábrica em dois anos. Hoje, trabalhamos com a produção de quatro caminhões por dia. A partir do início de novembro, esse número chegará a seis unidade ao dia e vamos continuar crescendo cada vez mais no mercado brasileiro.

Revista O Carreteiro – Até o mês de setembro foram emplacados 411 caminhões da marca, conforme resultado divulgado pela Fenabrave. Este número está dentro das metas da empresa?

Guilherme Ebeling – A operação da International Caminhões, nos dois últimos anos, tem apresentado crescimento constante. Este número está dentro dos planos da companhia. Esperamos fechar 2013 com 700 caminhões vendidos, um aumento de 35% em relação a 2012.

Revista O Carreteiro – De acordo com a opinião de transportadores que operam com o 9.800i, o pós-vendas da International tem se destacado com eficiência e atendimento bastante satisfatório. Este serviço prestado pela rede já está pronto ou existem ajustes a serem feitos conforme a demanda do mercado?

Guilherme Ebeling – Temos nos dedicado na ampliação e fortalecimento de nossa rede de serviço e um passo importante foi a implantação da rede de Serviços Autorizados, introduzida em 2013, que conta com 20 pontos em todo País que, somados às atuais 15 concessionárias, totalizam 35 pontos de atendimento no Brasil, todos capacitados para um atendimento rápido e eficaz. Contamos também com um 0800 para atendimento rápido ao caminhoneiro, e estamos trabalhando na expansão de nossa rede, aumentando a cobertura para uma evolução continua da satisfação dos clientes da marca.Temos um plano de manutenção especifico para transportadores que utilizam o 9800i e a disponibilidade de consórcio já está nos planos da empresa.

Revista O Carreteiro – A meta para 2013 de abrir mais sete concessionários, anunciada na inauguração da fábrica em Canoas, em junho passado, para se somar aos 13 já existentes na época, além de 20 pontos de serviços autorizados, será mantida?

Guilherme Ebeling – Nossa rede de atendimento conta, atualmente, com 35 pontos, sendo 15 concessionárias e 20 serviços autorizados. Até o final do ano, mais três concessionárias serão inauguradas.

Revista O Carreteiro – Com a fábrica própria já instalada e a previsão da abertura de novos concessionários, qual o próximo desafio a ser superado pela International?

Guilherme Ebeling – Estamos consolidando nossas atividades no País. Inauguramos a fábrica, expandimos a rede de serviços e estamos trabalhando na ampliação do portfólio de produtos. Temos o compromisso de desenvolver o melhor produto para os consumidores. Nossa equipe de engenharia está sempre em busca do desenvolvimento de novas tecnologias para contribuir com a qualidade e confiabilidade dos nossos caminhões.