Com total de 1.382 caminhões emplacados entre janeiro e agosto desse ano, e cerca de 4.000 unidades licenciadas em cinco anos de operação no País, a DAF vive trajetória de crescimento e de consolidação da marca no mercado brasileiro. Com aumento gradual da produção, a empresa não descarta atingir 10% de participação no segmento de pesados até o final deste ano

Por João Geraldo

Às vésperas de atingir cinco anos de operação no Brasil, a serem completados em outubro próximo – e com novo presidente à frente da companhia no País -, a DAF Caminhões vem construindo aos poucos uma imagem positiva de seus produtos e atuação no mercado brasileiro. Dos 20.740 caminhões pesados licenciados este ano entre janeiro e agosto, das oito marcas que concorrem no segmento, 1.382 saíram da linha de montagem de sua fábrica em Ponta Grossa/PR. Esse volume garantiu à marca 6,7% de participação no total acumulado nos primeiros oito meses deste ano.

O diretor de vendas da companhia, Luis Gambim, destacou que o maior volume de emplacamentos da DAF aconteceu no mês de julho, com 275 unidades que garantiram à marca 10,5% de participação no mês. “Nosso crescimento é surpreendente e o resultado alcançado em julho nos deu o quarto lugar no segmento de pesados”, comemorou.

A produção atual gira em torno de 12 a 15 caminhões/dia somando veículos das duas linhas pesadas. Uma delas é a XF 105 com os modelos de 410, 460, 510 e 520cv de potência e cabines Confort Cab, Space Cab e Super Space Cab. Já a linha CF 85 disponibiliza os modelos FT 4X2 (motores de 360 e 410cv), CF 85 FTS 6X2 (mesma motorização), CF 85 6X4, canavieiro e madeireiro com motor de 460cv, todos com opções para cabines Day Cab, Sleep Cab e Space Cab e motores de 13 litros. A empresa tem planos de ampliar a linha de produtos, como modelos rígidos para o segmento semipesado, por exemplo, mas o executivo diz que não há qualquer previsão de quando isso deverá ocorrer.

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Já o novo presidente da companhia, Carlos Ayala, que dirigia uma unidade da Kenworth no México, assumiu o cargo dia 01 de julho reforçando que a filosofia da companhia é avançar passo a passo para não errar. Há 33 anos no grupo Paccar (dona das marcas DAF, Peterbilt e Kenworth), o executivo já ocupava a vice-presidência da unidade brasileira desde de janeiro deste ano, cargo que deixou no final de junho para assumir o posto de presidente dia 01 de julho.

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Carlos Ayala assumiu a direção da DAF com a missão de manter a marca em crescimento no País e a expectativa de chegar a 10% de participação no mercado de pesados ainda este ano

Ayala observou que apesar de haver semelhanças entre os mercados do Brasil e do México, os caminhões têm características diferentes, mas frisou que os processos de produção são parecidos. No entanto, adiantou que um dos maiores desafios à frente da empresa no País é a dimensão do território e as operações em todos os níveis de severidade.

Lembrou que durante período que ocupou a vice-presidência procurou entender o mercado e a cultura do transportador brasileiro. “Notei que os clientes são apaixonados pelas estradas e por caminhões. Essa característica torna nosso trabalho mais desafiador e empolgante”, ressaltou.

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Na Paccar Ayala já fez parte da equipe de engenharia e operações, período que, segundo ele, lhe permitiu acumular experiência desde o desenvolvimento do produto até o pós-venda. “Estou feliz e focado no crescimento da DAF Caminhões no Brasil. Tenho certeza de que junto com nosso time de colaboradores vamos prosseguir nessa trajetória positiva e atingir nossas metas comerciais e de satisfação dos clientes”, concluiu. Ayala assumiu o lugar de Michael Kuester, que retornou à empresa nos Estados Unidos.