Por João Geraldo
Considerado o projeto mais moderno da Cummins, o motor ISG 12, recém lançado no mercado é um engenho de 12 litros com faixa de potência de 375 a 510hp e faixa de torque de 1.650 a 2.300rpm. Projetado para caminhões com PBTC acima de 45 toneladas que percorrem grandes distâncias, este motor foi desenvolvido em parceria com unidades da China, Inglaterra e Estados Unidos.
Seu peso de 860kg é 90kg inferior ao de unidades de sua categoria. Parte da redução se deve ao cárter e a tampa de válvulas em plástico. Trata-se de um motor limpo, poluído externamente apenas pelo chicote e segundo técnicos da Cummins, sua concepção agiliza a troca de peças e atende normas de emissões Euro 5, Euro 6 e EPA 2017.
Outra característica é o bloco mais fino que outros motores da sua faixa de potência. O ISG 12, segundo a fabricante, segue o conceito do desenvolvimento independente para mercados globais da empresa e define um novo padrão de plataforma global de motores pesados e sua usinagem eliminou 12 operações. O freio motor gera mais de 300cv de potência. Como todos os motores Cummins, também está liberado para o diesel B-20.
Outras novidades tecnológicas são o GPD, função que garante ao motorista utilizar a última marcha; o RSG que dá a opção de configurar a velocidade, para a economia de combustível; o sistema VAM, que sente a carga do caminhão e dosa a aceleração; o Smart Torque, que busca sempre o melhor ponto do torque; o PTP, que protege o trem de força e o EBP, que seleciona o modo de condução voltado para a economia de diesel.
O ISG 12 foi projetado para rodar 1,2 milhão de quilômetro, esse motor tem garantia de dois anos ou 400 mil quilômetros e, segundo a Cummins, o mais baixo consumo de combustível de toda a família da marca. Produzido atualmente na fábrica da China, o propulsor roda em teste no Brasil num Volkswagen Constellation.