Todo transportador quer assistência, atendimento, serviços eficientes, informação e segurança. Além de um bom caminhão, para suprir essa demanda a montadora precisa de ter uma  ampla e bem preparada rede de concessionários, pacotes de manutenção, conectividade e oferecer facilidades de financiamento e negociação e também saber ouvir sugestões e críticas de clientes

Por João Geraldo

Líder de vendas de veículos comerciais acima de 3,5 toneladas de PBT pelo quarto ano consecutivo, com 29.951 unidades comercializadas em 2019, a Mercedes-Benz começou 2020 acelerada e bastante motivada a se manter na dianteira. Do total de modelos licenciados, ao qual se incluem mais de 3.000 veículos da linha Sprinter a partir de 3,5 toneladas de PBT, 8.910 caminhões são da família Atego, 6.875 da Axor, 5.794 Actros e 5.353 Accelo.

Modelos de todas as linhas da marca avançaram em vendas em 2019, sendo  o maior crescimento registrado na família Axor, que teve aumento de 63% sobre as 4.214 unidades emplacadas em 2018. Já os  caminhões da linha Atego obtiveram aumento de 50%  (8.910 unidades contra 5.956) e da Actros 28% (5.794 unidades frente às 4.529 em 2018. O menor crescimento de vendas  da marca em percentual ficou com  a família de leves e médios Accelo, com emplacamento de 5.353 unidades em 2019 contra 4.326, evolução de de 24% sobre o ano anterior.

O maior destaque da marca ficou para o extrapesado Actros, com emplacamento de 3.700 unidades da versão 2651 e 2.094 da 2546. Já o Novo Actros, apresentado em setembro passado, trazendo vários recursos tecnológicos e inovações ao mercado brasileiro, começará a ser entregue aos clientes em abril, mostrou a que veio. Isso porque até o final de janeiro, a Mercedes-Benz tinha registrado pedidos de 500 unidades, sendo 150 delas com MirrorCam, tecnologia de câmeras no lugar dos espelhos  retrovisores.

O novo produto, exigiu preparo dos 277 pontos de atendimento da rede (180 concessionárias, 87 oficinas dedicadas dentro dos clientes e 10 lojas SelecTrucks, que também dão atendimento). O O vice-presidente de vendas, marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini, comentou a necessidade do investimento na rede destacando que cliente quer respostas rápidas, principalmente sobre o novo Actros.

O executivo disse que em 2020 o foco da montadora é ser uma empresa inovadorae por conta disso também apresentará 03 novos veículos, dois serviços, tecnologias inéditas para o setor de transporte,  levar as concessionárias ao nível 4.0 e trazer novidades da oitava fase do  Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), equivalente ao Euro 6, que está em vigor na Europa desde 2014. No Brasil, a nova fase está prevista para entrar em vigor a partir de janeiro de 2023.

Accelos
Ano passado a linha Accelo registrou licenciamento de 5.353 unidades, com caminhões leves e médios para até
13 toneladas de PBT

NOVOS TEMPOS– Diferente de antigamente, quando a fama de bom caminhão era suficiente para atrair compradores, a receita da venda passou a contar com outros ingredientes agregados ao produto. Além da força da marca, da qualidade e da performance do veículo, a evolução do transporte tem levado as montadoras a disponibilizarem diferentes tipos de serviços e vantagens para o transportador, com objetivos de facilitar a operação e torná-la mais rentável em troca de fidelidade à marca.

“Não adianta ter uma boa panela se os ingredientes para o preparo do prato não tiverem qualidade”, disse o vice-presidente de vendas, marketing de caminhões e ônibus da montadora. O executivo, que  além de suas atribuições na na Mercedes-Benz pilota bem um fogão, se presta de um comparativo com a culinária para reforçar que por melhor que seja o caminhão é preciso entregar ao cliente um pacote de soluções.

Atego
Vendas da linha Atego (médios e semipesados) cresceram de 5.936 para 8.910 unidades, avanço de 50%
Actros atual
Ano passado os caminhões extrapesados foram novamente os donos da festa com maior volume de emplacamentos
Axor
Linha de pesados Axor, que já passou por várias atualizações, avançou 63% no volume de licenciamentos em 2019

 

Por essa lógica, os bons resultados obtidos pela Mercedes-Benz nos últimos anos se devem também às soluções que a marca disponibiliza. “Hoje, quem compra caminhão não quer saber só do preço, ou de quando ele vai receber o veículo. Cada vez mais o cliente busca segurança, assistência, serviços eficientes, informação”, disse Leoncini. Na prática, significa dispor de uma rede de concessionários ampla e bem preparada, pacotes de manutenção que atendam as expectativas, conectividade, peças, facilidade de financiamento e negociação e saber ouvir as sugestões e críticas do cliente, entre outras coisas.

O crescimento das vendas de caminhões da marca nos últimos anos é justificado também pelo slogan “As Estradas Falam. A Mercedes-Benz Ouve”, que desde 2015 procura refletir a relação da marca com os carreteiros autônomos, motoristas agregados e frotistas de todos os portes. Em 2018, por exemplo, foram 21.153 em 2018 contra 29.951 em 2019, um avanço de 42% e participação de 30% do mercado total.

Roberto Leoncini 3
Leoncini: ampliamos o nosso mantra de entender o sotaque de cada região. A demanda dos clientes é diferente

“Ampliamos nosso “mantra” de entender o sotaque de cada região, porque existem oportunidades espalhadas pelo Brasil. A demanda de uma transportadora de Pernambuco, por exemplo, pode ser diferente de outra de São Paulo. E isso nós precisamos entender cada vez mais”, explicou o executivo. Do total de caminhões vendidos pela Mercedes em 2019, 42% foram na região Sudeste; 27%  na Sul, 12% no Centro-Oeste, 14% no Nordeste e 5% na região Norte.

Novo Actros
Colocar o novo Actros e suas tecnologias no mercado brasileiro é um dos desafios da Mercedes para 2020

SERVIÇOS– De acordo com Leoncini, em 2019 a Mercedes-Benz prosseguiu crescendo em serviços, com 38% dos novos caminhões vendidos sendo entregues com planos de manutenção. Em números, saltaram de 5730 para 10.460, sinalizando que tem sido importantes para os clientes.  O plano Complete (de maior cobertura), disse o executivo, é o mais contratado pelos transportadores de setores como o  sucroalcooleiro, combustíveis, grãos e bebidas. “Temos a solução completa e notamos que até mesmo clientes mais tradicionais já estão comprando pacotes de manutenção, porque estes permitem a desmobilização de pessoal e serviços nas empresas”.

A conectividade também avançou entre os clientes. O Fleetboard, tecnologia da marca que possibilita a análise de tudo que acontece com o caminhão, de ocorrências no trajeto ao desgaste de peças e consumo de combustível, teve crescimento de 50%, com a ativação de 5.560 caminhões em 2019, levando a marca para 12 mil veículos conectados no País. Leoncini reconhece que o número é muito baixo, mas é otimista quanto ao avanço dessa tecnologia.