Os pesados Volvo FH, FM e FMX da nova geração trazem novidades no campo da segurança, da eficiência e do  conforto.  A montadora espera que os avanços inseridos nos  novos caminhões tenham influência na contratação e retenção de motoristas

 

Com boa dose de tecnologia focada na segurança, produtividade e na preservação do meio ambiente, a nova geração de caminhões pesados Volvo traz novidades tecnológicas, de design e também de conforto. Lançada oficialmente no final de fevereiro, os novos veículos, conforme informou a montadora, foram desenvolvidos para serem eficientes e seguras ferramentas de trabalho, com o foco em facilitar a rotina do motorista.

Caminhões cada vez mais modernos, seguros, confortáveis e eficientes geram a expectativa de que possam ser mais atrativos e tragam novos motoristas para a atividade, ao mesmo tempo que possam ajudar os transportadores a terem mais facilidade para a contratação e retenção desses profissionais.

Telas digitais que fornecem informações e ajudam na condução se destacam no painel da nova geração

Na Europa, por exemplo, há estimativa de que cerca de 20% dos empregos de motorista de caminhão estão vagos, assim como já acontece em várias partes do mundo. Essa situação já é conhecida há anos no Brasil, onde cada vez mais os carreteiros são induzidos a buscar qualificação profissional para se garantirem na profissão,  cada dia mais exigente.

As principais novidades da nova geração de caminhões Volvo estão no ganho de conforto e segurança. A cabine que equipa os modelos FM e FMX, por exemplo, totalmente novas, são 1m³ maiores que as anteriores. Outro item com inovação é a iluminação controlada por sensor de movimento. Ainda na estação de trabalho do motorista, o painel de instrumentos conta com um monitor digital de 12 polegadas  e de alta resolução, e a tela do painel de instrumento dá ao motorista a opção de escolher entre quatro visualizações diferentes, dependendo da situação da condução e das informações que desejadas.

Outra tela lateral, de 9 polegadas, disponibiliza informações e assistência à navegação, além de informações de transporte, monitoramento da câmera e entretenimento. Segundo a montadora, o visor de fácil acesso permite que o motorista interaja de várias maneiras por meio dos botões posicionados no volante, por controle de voz ou diretamente pela tela touch screen e do painel com controle do visor.

Além de novidade no desing, o novo FMX traz uma cabine com espaço de 1m3 maior que a versão anterior

Design e tecnologias – Uma das novidades de design está nos faróis que tiveram a forma de V reforçada e mais harmonizados com as linhas da cabine. Os indicadores de direção foram reposicionados para aprimorar a aerodinâmica e o logotipo na parte frontal ficou maior facilitando a identificação à distância que se trata de um caminhão Volvo.

Sistema que baixa os faróis altos automaticamente , conforme o fluxo do tráfego no sentido contrário, contribui para aumentar a segurança nas estradas

A nova geração conta com sistema capaz de reconhecer a sinalização de rodovias como placas de ultrapassagem proibida e de limite de velocidade, entre outras, que são captadas e exibidas também no painel de instrumentos. O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), mais avançado, funciona em todas as velocidades de zero a 100km/hora.

Outra novidade é o sistema que baixa os faróis altos automaticamente em rodovias conforme o fluxo do tráfego no sentido contrário e também quando se aproxima da traseira de outro veículo. Ao detectar alterações na luminosidade ao redor do caminhão, o sistema desativa segmentos de LED do farol alto para evitar ofuscamento de outros motoristas. No Brasil, só o novo Actros tem essa tecnologia.

Uma câmera de ponto cego também contribui para aumentar a segurança fornecendo visão lateral por meio de imagens projetadas no display secundário do painel de instrumentos. Esse recurso ajuda o carreteiro a visualizar o ponto cego ao lado da cabine, onde os retrovisores não mostram.

Interior da cabine procura ser o mais atrativo possível para que o motorista se sinta cada vez mais incentivado e interessado em seguir na profissão

Ainda na parte de segurança, o piloto automático adaptativo para baixas velocidades mantém o ritmo constante do caminhão. Em descidas, por exemplo, o sistema define uma velocidade máxima que ajuda a evitar acelerações indesejadas durante o percurso ladeira abaixo. Também na nova geração, o sistema de freio controlado eletronicamente (EBS), que avisa risco de colisão, com freio de emergência e controle eletrônico de estabilidade, passou a ser item de série.

Outro item é a transmissão I-Shift de embreagem dupla, recurso que permite engates de marchas muito mais rápidos e imperceptíveis. Equipado com motor diesel Euro 6, em certos mercados da Europa o novo FH será disponível com motor alimentado por gás natural liquido (GNL) que emite até 20% menos de CO2  em comparação ao propulsor com o tradicional diesel.

Incluindo o pesadão FH 16, com 750 cv de potência, FH, FM e FMX representam três quartos de todas as vendas da Volvo no continente Europeu

Os novos veículos vão chegar aos mercados da Europa ao longo desse ano. Já para o Brasil e países da América Latina não há uma data definida. Isso também porque a linha 2020, lançada aqui em abril de 2019, se encontra atual e bem aceita pelos transportadores. Porém, levando-se em conta que concorrentes de peso como Scania e Mercedes-Benz já iniciaram as vendas de seus novos produtos, não será grande surpresa se a nova geração for apresentada no Brasil no final do próximo ano.

Inusitada torre de caminhões

A cena transcorreu em um campo de testes nos arredores de Gotemburgo, terra natal da Volvo na Suécia. O objetivo da inusitada façanha era gravar um vídeo de impacto para enfatizar a chegada da nova geração FH, FM e FMX, o maior lançamento da marca, conforme disse o presidente da Volvo Trucks, Rogers Alm.

Suportado na base por um modelo FMX, a torre com quatro caminhões sobrepostos foi uma abordagem diferente e inédita,  cujos caminhções e maioria dos efeitos efeitos visuais são reais, incluindo a fumaça e as luzes, reveladas por um filme dos bastidores.

Quando o filme atinge seu ponto alto, com efeitos de fumaça e iluminação, aparece o presidente da Volvo Trucks  em pé no topo da torre, executivo que comandou a Volvo do Brasil e da América do Sul até recentemente e fez várias incursões pelas estradas do País para conversar com motoristas.

PAra garantir segurança, a projeção e construção da torre demorou cerca de um mês. Além do caminhão de baixo ter de suportar o peso dos demais, a demonstração exigiiu constância do curso e da velocidade, o que segundo a montadora foram realizados pela tecnologia Dynamic Steeringmaos a participação de um motorista qualificado e parte dos engenheiros da companhia.

Ambientado na calada da noite, o filme começa mostrando a torre do caminhão como um enorme monólito brilhando à distância. À medida que avança, é possível ver lobos em primeiro plano. Veja vídeo e matéria (Volvo lança nova geração de caminhões) no portal ocarreteiro.com.br