Por João Geraldo

Se o assunto é caminhão, é bom prestar bastante atenção na Iveco. Além de estar aproveitando bem a boa fase do mercado de caminhões e vir batendo seguidos recordes de vendas – a empresa cresceu 120% em 2007 – e ter investido em contratação de mão-de-obra e também no aumento da produção, a montadora acaba de inaugurar um Centro de Desenvolvimento de Produto, anexo à fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Trata-se de um passo importante na sua caminhada para continuar na sua rota de crescimento no mercado brasileiro e sul-americano de veículos para o transporte de cargas. Outra ação da empresa que vai contribuir – e muito – para acelerar seu crescimento no continente sul-americano é o novo programa de investimento da ordem de R$ 500 milhões para serem aplicados na adequação da capacidade produtiva e na distribuição dos produtos na América Latina, conforme anunciou o chefe executivo do grupo Iveco, Paolo Monferino, que veio ao Brasil para a inauguração do Centro de Desenvolvimento da companhia.

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De acordo com o CEO da Iveco, o investimento adicional vai contemplar o período de 2008 a 2010, sendo que entre os objetivos está a ampliação em 60% da capacidade produtiva da montadora. Isso significa saltar das atuais 30 mil unidades/ano para 48 mil, já a partir de janeiro de 2009. Disse que esta expansão dará suporte a uma ofensiva de novos produtos da marca no continente, e adiantou que, dentro de pouco tempo, a Iveco oferecerá um produto para cada segmento do mercado latino americano. Afinal, hoje, a América Latina representa 10% do faturamento do grupo Iveco, sendo que deste percentual, 70% se deve ao Brasil.

“O Centro de Desenvolvimento de Produto da Iveco Latin América é o primeiro do grupo fora da Europa e também uma peça fundamental para o ambicioso plano de crescimento da Iveco”, acrescentou Renato Mastrobuono, diretor de desenvolvimento de produtos da montadora. Ele acrescentou que, além de um crescimento vigoroso, o mercado de veículos comerciais tem se tornado mais exigente e profissionalizado, e atender essas exigências significa desenvolver e produzir veículos do jeito que o cliente quer, pede e precisa. “Criamos uma estrutura capaz de desenvolver novos produtos em menos de dois anos, reduzindo o tempo de resposta às demandas do mercado”, concluiu Mastrobuono.

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O presidente da Iveco, Marco Mazzu, lembrou que a partir de agora a empresa passa a desenvolver aqui, em conjunto com as plataformas mundiais da marca, os produtos a serem vendidos no Brasil e em toda a América Latina. “Este passo é fundamental para que a empresa responda com rapidez às demandas do mercado e, certamente, contribuirá para que a montadora aumente ainda mais sua participação na produção nacional de caminhões e conquiste a confiança de um número cada vez maior de clientes”, concluiu.

O Centro de Desenvolvimento conta com cerca de 100 engenheiros brasileiros, argentinos e aproximadamente outros 100 técnicos, mecânicos, motoristas, eletricistas e ferramenteiros. Outra informação é a criação de um condomínio industrial em Sete Lagoas/MG, com 14 empresas que terão a prioridade de fornecer autopartes para a Iveco.

DAILY ENTRA NA FAIXA DE 7 TONELADAS DE PBT

Uma nova opção do Iveco Daily está chegando ao mercado brasileiro. É a versão chassi cabine 70C16 para disputar no segmento de caminhões leves para 7 toneladas de PBT. Até agora, os veículos da família Daily atendiam à faixa de transporte de 3,5 a 6,0 toneladas de PBT. Trata-se de uma versão desenvolvida exclusivamente no Brasil, de modo que esta novidade não existe nem mesmo no mercado europeu, onde a gama de veículos Iveco Daily é bastante popular.

Um dos focos da Iveco com a nova versão do Daily é atender a legislação do VUC (Veículo Urbano de Carga), que permite a circulação no centro de São Paulo de caminhões com até 6.300mm de comprimento. Uma das medidas do novo veículo chega com 5.928mm de comprimento e 1.996mm de largura.

A expectativa da Iveco é comercializar 1.600 unidades do modelo até o final de 2008, o que lhe daria 12% de participação no segmento de 6,1 a 7,9 toneladas, o qual deverá vender 11 mil veículos este ano. “Muitos transportadores estão optando pela linha Daily devido à certeza do baixo consumo de combustível, força, qualidade do produto e beleza do design, que agrega valor à sua marca”, disse Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco no Brasil. Com rodados traseiro duplo, o Daily 70C16 atende a duas opções de entre-eixos: 3.450 e 3.750mm.

Equipado com motor F1C de 3 litros (novo), com sistema de injeção common rail, quatro válvulas por cilindro e distribuição por corrente, a potência é um dos destaques do veículo. Os engenheiros da Iveco defendem que o propulsor é um dos mais econômicos de sua categoria e, além disso, está homologado para utilizar o diesel B5 e pronto para atender a norma Euro IV.

O modelo pode carregar até 4.285 quilos de carga útil. Por pesar cerca de 500 quilos menos do que os veículos desta faixa de carga, os engenheiros da Iveco defendem que o modelo transporta entre 7 e 11% a mais que seus concorrentes diretos, dentro do limite de PBT total. Na melhor das hipóteses, seriam 430kg a mais de carga útil.