Treinamento de motorista e redução de custos com manutenção, combustível e pneus, são alguns dos benefícios anunciados pela Scania que podem ser obtidos com os pacotes de serviço e conectividade oferecidos para os caminhões da marca, especialmente os da nova geração, que trazem mais tecnologia para contribuir nos resultados

Por João Geraldo

Motoristas bem preparados somados à aplicação de recursos tecnológicos no transporte rodoviário de cargas se tornam a cada dia mais presentes nas grandes empresas de transporte. Essa combinação, tida como um importante pilar para garantir eficiência e redução do custo da operação de quem transporta, se apoia em veículos, produtos e serviços oferecidos pelos fabricantes de caminhões, os quais inevitavelmente contam com parceria de suas redes de concessionários.

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Pedro Estrugiaki, da Tora Transportes, disse que notou redução de 10% no consumo de diesel e espera mais 3% no custo de operação

O fato é que a atividade do transporte de cargas já vive uma nova era no Brasil. Apesar de o País contar ainda com uma infraestrutura rodoviária insuficiente para suprir a necessidade de um transporte rodoviário mais seguro e eficiente, a atividade vem se modernizando tanto por iniciativas de quem produz caminhões quanto pela necessidade dos transportadores em se modernizar para manter o negócio rentável.

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Sendo assim, cada vez mais tudo é controlado, medido e “vigiado”, sendo o motorista a figura central deste último item. A transportadora Tora, por exemplo, comprou um lote de 180 caminhões Scania da nova geração e junto a aquisição contratou diversos serviços oferecidos pela montadora, por entender que ajudariam na redução dos custos da empresa.

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Entre os serviços contratados constam o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis, a conectividade por meio do Desempenho e a presença de um gestor de frotas dentro das instalações da transportadora e o treinamento de motorista, o Driver Service, que de acordo com a Scania possibilita uma condução mais consciente, sustentável e rentável com base no treinamento e aperfeiçoamento contínuo do carreteiro.

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A decisão da contratação dos serviços teve como fator decisivo a redução de 7% no consumo de combustível, obtida em 2018 pela Tora, em sua operação de transporte utilizando com cinco cavalos mecânicos da antiga geração, todos equipados – antecipadamente- com os novos motores de 450cv com tecnologia XPI da nova geração de caminhões, a qual que começou a ser entregue ao mercado em janeiro deste ano.

O diretor de operações da transportadora, Pedro Estrugiaki, explicou que nos primeiros cinco meses com os novos caminhões já notou uma economia de diesel de l0%. Mas a expectativa da empresa é obter também uma redução de 3% nos custos de operação, a qual virá dos serviços contratados. Acrescentou que a chegada à Tora da nova geração foi um “convite” a um outro tipo de gestão de empresa. “Comprovamos a real eficiência e o aumento da disponibilidade da frota. Estamos muito satisfeitos com os serviços da Scania”, ressaltou.

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Empresa comprou 180 caminhões Scania e serviços de conectividade para aumentar a rentabilidade da frota

Estrugiaki acrescentou que os novos caminhões estão ajudando a empresa a identificar pontos de melhoria por meio da dirigibilidade dos motoristas, pelo desempenho dos veículos e economia de diesel. Do total de 180 caminhões, 130 unidades do modelo R 450 6×2 e 50 do R 500 6×4, todos com freio auxiliar Retarder. Os veículos começaram a ser entregues em fevereiro, sendo que a maior parte (100) já estão com a transportadora. O restante, 80 veículos, têm prazo até outubro próximo.

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O diretor comercial da Scania no Brasil, Silvio Munhoz, destacou que os caminhões da nova geração vêm obtendo economia de combustível de até 12% comparados aos modelos anteriores. Acrescentou que a Tora Transportes é um dos principais clientes da empresa, que tem uma gestão moderna e eficiente. “Saber que a Tora chegou a 10% em resultados preliminares nos permite oferecer cada vez mais a o produto ideal customizado com base no menor custo total de operação por quilômetro rodado”, concluiu.

A Tora utiliza caminhões Scania em suas operações há mais de 40 anos e de acordo com a diretora-presidente da empresa, Janaina Araújo, três importantes pontos foram levados em consideração nessa nova parceria. Ela relaciona produto, preço e disponibilidade e afirma que o investimento foi baseado na comprovação técnica e prática dos ganhos prometidos. “Encontramos um produto de qualidade que nos coloca num patamar diferenciado no mercado”, finalizou.

FROTA CONECTADA

Desde 2016 os caminhões produzidos pela Scania no Brasil já saem de fábrica com um módulo chamado Communicator, o qual envia dados do veículo e da operação dos Serviços Conectados disponibilizados pela marca. Os caminhões Scania produzidos a partir de 2012 também podem receber o módulo, porém há custo de instalação.

A montadora oferece duas opções de pacotes, o Análise (gratuito por 10 anos e gera relatórios semanais) e o Desempenho (pago), que permite um acompanhamento do veículo e do motorista – de modo individual – em tempo real.

Fábio Souza

Segundo o diretor de serviços da Scania Brasil, Fábio Souza, atualmente a fabricante conta com 20 veículos da marca conectados no País, dos quais 7 mil (6.700 caminhões e 300 ônibus) utilizam o pacote pago. Ainda de acordo com Souza, dos cerca de 2 mil caminhões da nova geração conectados, mais de 1.100 têm o pacote Desempenho. Na sua avaliação, o transportador está investindo porque enxerga benefícios. “ Ele vê, na prática, o quanto pode diminuir custos com diesel, desgaste de pneus e lonas e manutenção. Quanto mais tecnologia tiver o produto, mais a conectividade irá contribuir. É a nova gestão sustentável do negócio”, finalizou.