Por João Geraldo

A Continental está disposta a mostrar para o setor do transporte rodoviário de cargas a eficiência dos pneus que produz para caminhão, e para isso realizou pela primeira vez no Brasil um comparativo dos seus produtos com outros de diferentes marcas destinados ao mesmo segmento. Esta ação já ocorre com certa frequência nos Estados Unidos e Europa e consistiu em medir o consumo de diesel de uma carreta rodando com pneus da marca e com produtos de diferentes fabricantes considerados concorrentes.

Para a realização do teste, ocorrido na pista da Test Motors, em Tatuí/SP, a Continental utilizou uma carreta formada por um cavalo-mecânico Volvo FH 460, com caixa de transmissão automatizada, atrelado a um semirreboque caçamba de três eixos, carregada com areia no peso de balança. O consumo de combustível foi medido por um dispositivo com proveta que permite visualizar o consumo de combustível em tempo real, chamado de beaker. A cada jogo de pneus a carreta percorreu sete voltas no circuito (perfazendo 22 quilômetros no total) em velocidade de 60 km/hora. De acordo com a empresa, este formato de teste de consumo – realizado ao vivo – é baseado nos anos de experiência e nos milhares de quilômetros rodados ao redor do mundo pelos pneus que produz.

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Conjunto formado por cavalo-mecânico Volvo e semirreboque caçamba, carregado com areia, rodou na pista a mesma distância com pneus de diferentes marcas

De acordo com a empresa, a economia de consumo registrada com os pneus da marca chegou a ser de 4,46%. Glen Carson, gerente de vendas de pneus para veículos comerciais da Continental Pneus Mercosul, destacou que o fator que contribui para a redução do consumo de combustível é a tecnologia presente nos produtos da marca, com destaque à  menor resistência ao rolamento. Ainda de acordo ele, a economia registrada é mais do que expressiva se considerar, por exemplo, um caminhão que roda 120 mil quilômetros por ano, em média, com diesel ao preço de R$ 2,57 o litro. Pela sua conta, baseado nos resultados dos testes, e economia proporcionada pelo pneu da marca é de R$ 6.322,86. “Se imaginarmos uma empresa com 100 caminhões esse valor chega a R$ 632.286,00, o equivalente à compra de 450 pneus”, concluiu.

Os pneus da marca utilizados no comparativo são os modelos HSR2 SA e HDR2, ambos nas medidas 295/80 R22.5, produzidos na fábrica da empresa em Camaçari/BA. Indicados para veículos pesados que percorrem médias e longas distâncias, os dois produtos, de acordo com a empresa, se destacam pela baixa resistência ao rolamento, fator que contribui diretamente para o menor consumo de combustível.

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Empresa usou um aparelho denominado beaker, instalado atrás da cabine, para visualizar o consumo de combustível do caminhão em tempo real

O HSR2 SA pode ser aplicado tanto no eixo direcional quanto no eixo livre e sua nova especificação do talão inclui maior densidade de fios metálicos, uma solução que reduz as chances de danos na montagem e desmontagem. Ainda de acordo com a fabricante, este modelo é dotado de um sistema inteligente que monitora e alerta o motorista para eventuais problemas na geometria do veículo. Denominado de VAI (Indicador Visual de Alinhamento) trata-se de indicadores de sinais de ” ” e de “-” assinalados nas ranhuras da banda de rodagem, as quais vão desaparecendo com o uso e alertam para situações relacionadas ao desgaste do pneu, como metade de sua vida útil e hora da recapagem.

Já o HDR2 é um pneu para o eixo de tração e seus sulcos têm 2,5 mm a mais de profundidade que a geração anterior, além de novo composto da banda de rodagem. A Continental informa ainda que os dois produtos possuem estrutura molecular mais densa, a qual proporciona menor perda de ar, mantendo a pressão no nível por um tempo de até 50% a mais em relação às tecnologias convencionais.

A empresa destaca também o pacote de cintas denominado Triangle Belt, estrutura para atribuir maior rigidez no sentido longitudinal e aumentar a flexibilidade na extremidade das cintas. A vantagem disso na prática, explicam técnicos da Continental, é uma menor incidência de tensão em razão da diferença de rigidez entre o ombro e a extremidade das cintas do pneu, proporcionando um desgaste homogêneo e maio e vida útil ao pneu, além do aumento da rigidez no sentido de direção também reduzir a resistência ao rolamento.

Produtos e serviços

A tualmente, não só a Continental, como também os demais fabricantes do setor, além das montadoras de caminhão, têm enfrentado o desafio de colocar no mercado produtos que reduzem o consumo de combustível e também de CO² (dióxido de carbono). E também como seus concorrentes, a Continental oferece serviços e produtos para ajudar o transportador a tirar maior proveito dos pneus.

Um deles é o ContiTireFinder, um software que – ao ser alimentado com todas as informações da operação do caminhão – fornece o produto mais adequado para ser usado.
Já o ContiTrack2 é uma ferramenta automatizada que possibilita a captação de dados da pressão do pneu, emite relatórios e também avalia a possibilidade de resulcagem ou reforma. De acordo com a Continental, é uma solução que permite o aumento da vida útil do pneu, a reduzir as paradas na estrada e melhorar o consumo de combustível. A empresa disponibiliza também o ContiCostCalculator, programa que opera com uma base de dados que inclui as principais marcas de pneus e ajuda a calcular os custos operacionais da frota. (JG)