Por João Geraldo
Lançado na Fenatran de 2011 para ser o mais pesado representante da família de caminhões Volkswagen, o Constellation 25.390 6X2 demonstra ter recebido um cuidado especial por parte da equipe responsável pelo desenvolvimento de produtos da MAN Latin America. Ao menos é a impressão que ficou após ter rodado com uma unidade disponibilizada pela fábrica atrelada a um semirreboque carga seca de três eixos lastreado no peso de balança. A constatação, em termos de desempenho do trem de força e de conforto para o motorista e acompanhante, é que se trata de um veículo com fortes atributos para disputar a preferência do transportador em sua faixa de mercado, a de extrapesados com motorização na faixa de 350 a 410cv de potência.
Um fácil de ser percebido no veículo é a cabine leito mais curta, item apontado pela fábrica como um diferencial, pois possibilita o engate de implementos com até 15,18m de comprimento. A solução dada para que não houvesse perda de espaço interior para a cama de dois metros, incluiu uma dobra no colchão na parte posicionada atrás dos assentos, os quais – quando puxados para a frente permitem aproveitamento total da cama. Ainda em relação ao espaço interno, a cabine tem altura total de 2.000mm e de 1.850 mm na parte central.
Um dos argumentos de venda do modelo é o menor peso (835 quilos, segundo a fabricante) em relação aos concorrentes diretos e o consequente ganho em carga. A tara informada pela fábrica, de 8.380 quilos, se deve também ao motor Cummins ISL 390, de 9 litros. Trata-se de um engenho de última geração, que desenvolve 400cv de potência a 2.100rpm com torque máximo de 1.700 Nm em ampla faixa de rotações. O resultado, em operação, é a manutenção da velocidade em rampa por mais tempo e menor quantidade de trocas de marchas. Um dos segredos do motor – que tem o sistema de injeção commom rail – é o turbo de geometria variável (conhecido com GVT), que permite maior eficiência do motor em baixas e altas rotações.
O motor está acoplado a uma caixa de transmissão manual ZF 16S 1685TD (de 16 velocidades) com acionamento pelo sistema de cabo e o tradicional H sobreposto, com botão para facilitar a operação de trocas. O escalonamento de marchas bem dimensionado também facilita a condução e o curso da alavanca de trocas é curto, com engates suaves, uma exigência do mercado.
Esta caixa tem sistema integrado de arrefecimento e preparação elétrica e mecânica para tomada de força, podendo receber equipamento sem haver necessidade de alterações. O disco de embreagem tem 430mm de diâmetro, como os demais cavalos mecânicos extrapesados e com sistema servo assistido, que resulta em um pedal da embreagem bastante leve. O trem de força é formado ainda pelo eixo traseiro Méritor MS 23-185 – relação 3,40:1 sem redução nos cubos. O freio, a tambor, inclui ABS mais EBD (sistema de controle que distribui o peso do veículo durante a frenagem), mais filtro de remoção de água do sistema e freio motor no cabeçote com 325cv de potência a 2.400rpm.
RELAÇÃO DE MARCHAS | |||
Baixa |
Alta
|
Relação
|
|
1L | 1H | 16,41 | 13,80 |
2L | 2H | 11,28 | 9,49 |
3L | 3H | 7,76 | 6,53 |
4L | 4H | 5,43 | 4,57 |
5L | 5H | 3,59 | 3,02 |
6L | 6H | 2,47 | 2,08 |
7L | 7H | 1,70 | 1,43 |
8L | 8H | 1,19 | 1,00 |
RL | RH | 15,36 | 12,92 |
Com entreeixos do cavalo-mecânico de 3.300mm mais 1.272mm, em operação o conjunto roda suave e em silêncio, graças a um pacote acústico trabalhado pela montadora e que garante muito pouco ruído interno com o veículo em movimento. O motor – e demais componentes do trem de força – formam um conjunto bem equilibrado que proporciona retomadas de velocidade rápidas, quando exigido. Como itens de série o veículo conta com regulagem elétrica dos retrovisores, acionamento elétrico dos vidros e portas, espelho auxiliar para manobras e ar-condicionado.
O Constellation 25.390 6X2 tem painel de instrumentos simples, e de fácil leitura, com computador de bordo integrado que mostra diversas informações do veículo e da operação. O volante de direção (com coluna ajustável) tem quatro raios, a partir de sua metade para baixo facilitando a visão dos marcadores do painel. O banco com suspensão pneumática, também essencial, disponibiliza várias opções de justes, e permite ao motorista encontrar a melhor posição ao seu porte físico. A tomada com saída de 12 volts é localizada no console central. Outros itens dentro da cabine são os vários porta-objetos, incluindo porta-garrafas e porta-copos.
O veículo daí de fábrica com o para-choque na cor da cabine e dois tanques de combustível em alumínio, totalizando 615 litros de diesel (330 285) e tanque de ARLA com capacidade para 60 litros. A grade frontal tem tela de proteção do radiador contra insetos e a cabine tem grande ângulo de basculamento como os modernos cavalos mecânicos com cabine avançada.
O VW 25.390 está dimensionado para tracionar composições com PBTC até 53 toneladas, neste caso o semirreboque com três eixos distanciados (Vanderleia) de diferentes segmentos (carga seca, frigorífico, furgão, graneleiro, sider. Silo, tanque etc). O veículo sai de fábrica com sistema de monitoramento, rastreamento e telemetria Volksnet, com plataforma Ominilink, e seis meses de serviço gratuito. Oferece também garantia promocional de três anos para o trem de força.