Por João Geraldo

Fotos Divulgação

Lançado no final de outubro, os Serviços Conectados Scania têm por objetivo reduzir o custo do quilometro rodado e melhorar o resultado operacional do transportador. Na prática  um pacote de ações de interação entre veículo, cliente, rede de concessionárias e a fábrica, o qual conta com Planejamento de Serviços, Diagnóstico Remoto, Relatório de Tendências e Portal de Gestão de Frotas. Mais de 200 mil veículos da marca já operam conectados em todo o mundo.

O diretor-geral da Scania no Brasil, Roberto Barral, disse que os Serviços Conectados Scania oferecem uma alternativa completa ao transportador ao disponibilizar dados do veículo, o uso inteligente das informações e consultoria customizada prestada pela rede de concessionárias, tudo conforme a demanda de negócio de cada cliente.

Para estar conectado o caminhão precisa de um módulo chamado de Scania Communicator, que no dia a dia envia para a fábrica dados online sobre a operação do veículo. Esta, por sua vez, os encaminha para os clientes pelo sistema GPRS. Num primeiro momento, com o Planejamento de Serviços a conectividade possibilita que o transportador saiba exatamente a quilometragem rodada, independente de onde o caminhão esteja e possa melhorar a programação da operação diária.

Informações do veículo são enviadas à fábrica e também ao transportador para que ele possa aprimorar sua operação
Informações do veículo são enviadas à fábrica e também ao transportador para que ele possa aprimorar sua operação

Para a concessionária, os dados gerados pela ferramenta são úteis para ela atuar no agendamento ativo das revisões do veículo, inclusive com mais agilidade no atendimento. As informações ajudarão também, segundo a Scania, até no sortimento de peças em estoque, considerando a disponibilidade e produtividade e assertividade para a manutenção do veículo.

O Diagnóstico Remoto analisa dados da condução do caminhão em tempo real, porém, não tem como foco a forma ou maneira como o condutor está dirigindo, destaca o diretor-geral da Scania. Porém, se necessário a ferramenta promove ações de melhoria do motorista e aprimora o serviço de atendimento Scania 24 horas. Ao ser comunicada, a central acessa o módulo Communicator, que gera um relatório com os códigos de falha, com o qual o socorrista saberá qual o conserto a ser feito e qual peça levar ao local da ocorrência. “O objetivo é obter dados que diminuam custos do cliente, como redução do consumo combustível e de outros itens da operação”, acrescenta.

Outra ferramenta, o Relatório de Tendências, tem a função de coletar dados de desempenho da frota, consumo de combustível, marcha lenta, freadas bruscas e excesso de velocidade. Estes, podem por exemplo, ser separados, comparados e examinados através de relatórios mensais ou semanais.

Os dados do dia a dia são enviados ao transportador que pode acessá-los de qualquer lugar pelo smartphone
Os dados do dia a dia são enviados ao transportador que pode acessá-los de qualquer lugar pelo smartphone

Os Serviços Conectados são disponíveis em dois pacotes. O primeiro (Análise e Desempenho) é gratuito e válido por 10 anos para os veículos que já tenham módulo Communicator instalado e ativado. Ele possibilita que tanto o cliente quanto a concessionária tenham uma visão completa da frota conectada por meio de relatórios semanais e mensais, com dados recebidos automaticamente por e-mail. Através do acesso ao Portal de Gestão, o transportador poderá usar as informações de uso do veículo para planejar – antecipadamente – as paradas de manutenção.

Já o pacote Desempenho possibilita de uma forma simples otimizar os custos com combustível, aumento da disponibilidade da frota e redução de gastos com manutenção corretiva. Incorpora funções do pacote Análise e Desempenho e possibilita a leitura e a identificação de dados de operação do veículo de forma mais detalhada, tanto em relação as informações do caminhão quanto do motorista individualmente. Seu custo mensal é de R$ 200,00 por veículo.

NOVA FASE NO BRASIL

O  novo serviço possibilita que o cliente e a rede de concessionários determinem com exatidão quais os pontos que precisam de mais atenção e, eventualmente, proceder na correção no estilo de condução do veículo, indicando se há necessidade de treinamento do motorista ou reorientado em pontos específicos, tais como redução do consumo de diesel utilizando marcha lenta ou neutro.

Roberto Barral reforça que o foco dos Serviços Conectados é promover ao transportador uma visão mais clara do negócio, para que ele possa realizar a gestão da frota de forma mais eficiente e, consequentemente, aumentar sua rentabilidade de modo progressivo. “Com o lançamento, que marca o início de uma nova fase da Scania no Brasil, e o início de um novo processo global de serviços, nosso objetivo é que o mercado continue enxergando a Scania como um parceiro ideal de negócio e relacionamento confiável”, finalizou.