Os caminhões produzidos no Brasil estão cada vez mais próximos dos modelos produzidos na Europa, onde, aliás, se inspiram os fabricantes brasileiros em suas matrizes para lançar seus veículos no País. É de lá que saiu o Mercedes-Benz Atego lançado em 2004 e de onde virá o Axor, que deve chegar ao mercado este ano para substituir as versões de 380 e 440cv de potência.

A nova série deverá ter como primeiro integrante um cavalo-mecânico um pouco mais leve, com 330cv, e como já é comum à montadora, não será novidade alguma se vier com um pacote de inovações. A renovação dos pesados deverá também selar o fim do modelo LS (atual 1938 bicudo), porque a cabine convencional praticamente não tem mais mercado nesta categoria de caminhões.

Na esteira de novos produtos a Scania também prepara um novo visual para seus pesados, como o modelo fotografado na rodovia Fernão Dias, no Estado de Minas, tracionando um semi-reboque com produto químico pela transportadora Cavalinho. A cabine é idêntica à que roda atualmente na Europa com diferença marcante na parte frontal. Aparentemente, trata-se de um cavalo de modelo R 360, no qual o número seis foi virado ao contrário e transformado em nove.

Q
uem também prepara um cavalo-mecânico para entrar na briga dos pesadões é a Volkswagen. Como se trata de uma grande investida da montadora, pois o produto marcará seu ingresso em um novo segmento, a novidade é muito bem escondida principalmente dos fotógrafos e curiosos de plantão (JG).