Fabricante de veículos a partir de 3,5 toneladas de PBT, a Iveco expõe na Fenatran sua gama de produtos mais recentes que inclui modelos que atendem diversas categorias de carga

Foto Alexandre Lombardi IVECO TECTOR 60

Por João Geraldo

Nos últimos 12 meses a Iveco teve dois importantes lançamentos, sendo que estes são destaques da montadora na Fenatran. São eles o Hi -Road, pesado que traz atributos de série bem próximos do modelo Hi-Way; e a nova linha Tector formada por modelos leves e médios. Aliás, o novo leve da marca já havia sido cogitado na Fenatran de 2017. Os veículos da família Daily atende a faixa de carga de 3,5 a 7 toneladas de PBT.

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O Iveco Hi-Road, cujo nome traz semelhança fonética com Hi-Way, além de ser um produto mais avançado e completo chegou ao mercado para substituir a linha Stralis, cuja imagem já começava a sofrer certo desgaste no mercado brasileiro. Por conta disso, Hi-Road chegou para alavancar a participação da Iveco no segmento de cavalos mecânicos com motorização de 9 litros e 360cv (só modelos 4X2) e de 13 litros de 411 ( 4X2 e 6X2) e 440cv (6X2 e 6X4), sendo a família completa formada por seis versões.

Foto Alexandre Lombardi IVECO TECTOR semipesado 136

Em junho, a montadora deu um novo passo e ampliou a família Tector com modelos para 9 e 13 toneladas de PBT equipados com motor de 4,5 litros e 190cv de potência. Havia um bom tempo que a engenharia da Iveco trabalhava num produto mais competitivo na faixa de 8 a 13 toneladas de PBT, para substituir o Vertis. E para mostrar tratavam de novos produtos, a montadora adotou para a sua nova linha leve e média a mesma identidade visual dos modelos que rodam na Europa.

As mudanças na cabine foram além do design, com ganhos aerodinâmicos nas linhas externas que melhoraram o fluxo de ar (item que reduz o consumo de combustível) e defletores laterais que jogam o spray de água da chuva para baixo. O degrau de acesso à cabine ficou mais baixo (com 40cm de distância do chão) e as portas se abrem em ângulo de até 87 graus. Internamente, a cabine também passou por melhorias, ficando com três metros de largura máxima e 1.590mm de altura, sendo, portanto, a mais alta do segmento.

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A Iveco não antecipou qualquer novidade para a Feira além da atual linha de produtos que vai dos semileves aos extrapesados

O trem de força é também apontado pela engenharia e o pessoal de vendas da Iveco como um dos pontos fortes do veículo. O motor FPT é uma unidade de 4,5 litros, com 190cv de potência e torque de 610 Nm na faixa de 1.350 a 2.100 rpm, é um propulsor de torque plano que reduz o número de trocas de marchas.

O trem de força é complementado pela transmissão manual Eaton de 6 velocidades, com a última marcha Overdrive. A Iveco não confirma, mas vale a expectativa da apresentação de uma versão automatizada já na Fenatran, uma vez que o Accelo da Mercedes-Benz e o Delivery, da Volkswagen já oferecem essa opção.

Outros veículos da marca são os Tector semipesados com opções de transmissão mecânica e automatizada, os quais trazem mudanças nas cabines, e os cavalos mecânicos Premium da família Stralis, além de modelos de furgões e chassi- cabine da linha Daily.