Fabricante de veículos a partir de 3,5 toneladas de PBT, a Iveco expõe na Fenatran sua gama de produtos mais recentes que inclui modelos que atendem diversas categorias de carga
Por João Geraldo
Nos últimos 12 meses a Iveco teve dois importantes lançamentos, sendo que estes são destaques da montadora na Fenatran. São eles o Hi -Road, pesado que traz atributos de série bem próximos do modelo Hi-Way; e a nova linha Tector formada por modelos leves e médios. Aliás, o novo leve da marca já havia sido cogitado na Fenatran de 2017. Os veículos da família Daily atende a faixa de carga de 3,5 a 7 toneladas de PBT.
O Iveco Hi-Road, cujo nome traz semelhança fonética com Hi-Way, além de ser um produto mais avançado e completo chegou ao mercado para substituir a linha Stralis, cuja imagem já começava a sofrer certo desgaste no mercado brasileiro. Por conta disso, Hi-Road chegou para alavancar a participação da Iveco no segmento de cavalos mecânicos com motorização de 9 litros e 360cv (só modelos 4X2) e de 13 litros de 411 ( 4X2 e 6X2) e 440cv (6X2 e 6X4), sendo a família completa formada por seis versões.
Em junho, a montadora deu um novo passo e ampliou a família Tector com modelos para 9 e 13 toneladas de PBT equipados com motor de 4,5 litros e 190cv de potência. Havia um bom tempo que a engenharia da Iveco trabalhava num produto mais competitivo na faixa de 8 a 13 toneladas de PBT, para substituir o Vertis. E para mostrar tratavam de novos produtos, a montadora adotou para a sua nova linha leve e média a mesma identidade visual dos modelos que rodam na Europa.
As mudanças na cabine foram além do design, com ganhos aerodinâmicos nas linhas externas que melhoraram o fluxo de ar (item que reduz o consumo de combustível) e defletores laterais que jogam o spray de água da chuva para baixo. O degrau de acesso à cabine ficou mais baixo (com 40cm de distância do chão) e as portas se abrem em ângulo de até 87 graus. Internamente, a cabine também passou por melhorias, ficando com três metros de largura máxima e 1.590mm de altura, sendo, portanto, a mais alta do segmento.
O trem de força é também apontado pela engenharia e o pessoal de vendas da Iveco como um dos pontos fortes do veículo. O motor FPT é uma unidade de 4,5 litros, com 190cv de potência e torque de 610 Nm na faixa de 1.350 a 2.100 rpm, é um propulsor de torque plano que reduz o número de trocas de marchas.
O trem de força é complementado pela transmissão manual Eaton de 6 velocidades, com a última marcha Overdrive. A Iveco não confirma, mas vale a expectativa da apresentação de uma versão automatizada já na Fenatran, uma vez que o Accelo da Mercedes-Benz e o Delivery, da Volkswagen já oferecem essa opção.
Outros veículos da marca são os Tector semipesados com opções de transmissão mecânica e automatizada, os quais trazem mudanças nas cabines, e os cavalos mecânicos Premium da família Stralis, além de modelos de furgões e chassi- cabine da linha Daily.