por João Geraldo

Caminhões das marcas Ford e Mercedes-Benz conduzidos por pilotos acostumados a competir em terrenos fora-de-estrada foram os grandes vencedores da 15a edição do Rally dos Sertões, competição fora-de-estrada que percorreu este ano 4.776 quilômetros por todo tipo de terreno, estradas de terra e rios entre os dias 08 e 17 de agosto, passando pelos Estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Sergipe e Bahia.

O piloto Edu Piano mais o navegador Solon Mendes e o co-piloto Davi Fonseca competiram com um Ford F-4000 4X4 e foram os primeiros a cruzar a linha de chegada e sagraram-se campeões na categoria T4.1, na qual competem caminhões de 3.500 a 4.800 quilos. Na categoria T4.2, que competem os caminhões acima de 4.800 quilos, a vitória ficou com o Mercedes-Benz Atego 1725 pilotado por Guido Salvini que teve como navegador Weidner Moreira e o co-piloto Fernando Chwaigter. É a segunda vitória do time consecutiva no Rally Internacional dos Sertões. O piloto André Azevedo, que também compete com um caminhãoMercedes-Benz Atego ficou com o segundo lugar na categoria T4.2.

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Os vencedores foram unânimes ao concordar que a edição deste ano foi a mais difícil de toda a história da competição. “Foi o rali mais duro que fiz em toda minha vida e tenho orgulho de ter vencido. O caminhão foi resistente demais e provou seu bom desempenho em todos os sentidos e só posso dizer que valeu a pena”, disse Edu Piano, que já venceu o Sertões em 2005 correndo com carro.

Guido Salvini, por sua vez, também destacou as dificuldades do terreno e com quebras enfrentadas durante os quase cinco mil quilômetros fora-de-estrada. ” Embora nosso caminhão seja muito resistente, enfrentamos desafios que nunca vimos antes, o que gerou alguns contratempos que nos tirou da briga pelo título Geral, mas fomos os melhores entre os caminhões com peso acima de 4.800 quilos”, disse o piloto.

Em sua 15a edição, o Rally Internacional dos Sertões contou com a participação de 161 veículos, sendo 83 motos, 58 carros, 12 caminhões e oito quadriciclos. A competição atrai empresas como a Mercedes-Benz, Michelin e Shell, que patrocinam a equipe Salvini Racing, enquanto a Ford Racing Trucks, que compete o trio Edu Piano, o navegador Solon Mendes e o co-piloto Davi Fonseca, tem o patrocínio da Ford Caminhões, Goodyear, Garrett, ZF do Brasil e Rassini NHK.

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Os vencedores foram unânimes ao concordar que a edição deste ano foi a mais difícil de toda a história da competição. “Foi o rali mais duro que fiz em toda minha vida e tenho orgulho de ter vencido. O caminhão foi resistente demais e provou seu bom desempenho em todos os sentidos e só posso dizer que valeu a pena”, disse Edu Piano, que já venceu o Sertões em 2005 correndo com carro.

Guido Salvini, por sua vez, também destacou as dificuldades do terreno e com quebras enfrentadas durante os quase cinco mil quilômetros fora-de-estrada. ” Embora nosso caminhão seja muito resistente, enfrentamos desafios que nunca vimos antes, o que gerou alguns contratempos que nos tirou da briga pelo título Geral, mas fomos os melhores entre os caminhões com peso acima de 4.800 quilos”, disse o piloto.

Em sua 15a edição, o Rally Internacional dos Sertões contou com a participação de 161 veículos, sendo 83 motos, 58 carros, 12 caminhões e oito quadriciclos. A competição atrai empresas como a Mercedes-Benz, Michelin e Shell, que patrocinam a equipe Salvini Racing, enquanto a Ford Racing Trucks, que compete o trio Edu Piano, o navegador Solon Mendes e o co-piloto Davi Fonseca, tem o patrocínio da Ford Caminhões, Goodyear, Garrett, ZF do Brasil e Rassini NHK.