Iniciativas para promover a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes nas estradas tem sido uma das principais lutas de alguns órgãos públicos, entidades e empresas privadas. A Volvo, por exemplo, mantém desde 1987 o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), que estimula a apresentação de projetos, idéias e iniciativas que possam salvar vidas e tornar o trânsito mais humano. O PVST faz parte dos programas de responsabilidade social da empresa, os quais visam o desenvolvimento de produtos e o estímulo de comportamentos seguros no trânsito.

Através da pergunta “o que fazer para aumentar a segurança e diminuir o número de severidade dos acidentes de trânsito?” o projeto cresceu e, consequentemente, gerou diversas atividades, debate de propostas, sugestões e idéias, que hoje, segundo a montadora, contribuem para combater a violência no trânsito. Além disso, mobilizou governos (federal, estadual e municipal), Poder Legislativo, Judiciário, órgãos de trânsito, empresas, entidades de classe, veículos de comunicação, escolas, universidades, além da sociedade como um todo.

Apesar dos resultados não serem mensurados em números, a Volvo afi rma que é perceptível que o PVST contribuiu para avanços consideráveis na segurança do trânsito no Brasil, e que as idéias geradas pelas atividades do programa salvaram a vida de milhares de pessoas.

Uma das ações que fazem parte da estrutura do PVST é o Fórum Volvo de Segurança no Trânsito, realizado no começo do segundo semestre sempre em uma cidade diferente. Este ano, aconteceu em Curitiba e reuniu, no início de setembro, 300 pessoas de todo o País, que juntas debateram e analisaram temas envolvidos com segurança. (DG)