A questão acidentes de trânsito e a busca de soluções para reduzir alarmantes números divulgados com freqüência por entidades, empresas e instituições especializadas no assunto, tem sido bastante discutida em vários países. Um levantamento realizado recentemente pela Fundação Mapfre, na Espanha, assusta e coloca em alerta a população mundial em relação ao tema, pois de acordo com o estudo, somente em 2006 mais de 700 mil pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo e entre 15 e 20 milhões ficaram feridas. Na Europa , os jovens entre 18 e 30 anos lideram a lista das principais vítimas, segundo a pesquisa. Um dado a mais cita que nas cidades européias 65 pessoas perdem a vida a cada hora.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2006, o número de pessoas que morreram em conseqüência dos acidentes foi de 35.753 e desse total 45% tinham entre 20 e 39 anos. Algumas ações vem sendo realizadas no País para se tentar conscientizar os motoristas sobre direção segura e reduzir o número de ocorrências e vítimas.

Durante a Semana Nacional de Trânsito deste ano, por exemplo, cujo foco principal foi os jovens, representantes de todos os Estados brasileiros e do Distrito Federal discutiram sobre a importância de se respeitar a sinalização, os limites de velocidade, o uso do cinto de segurança, de capacete (no caso de motos) e dos perigos de se misturar direção e álcool. Além disso, a própria Fundação Mapfre vem desenvolvendo no Brasil diferentes atividades com objetivo de transmitir aos cidadãos os cuidados que devem ser tomados em relação ao trânsito.
O Programa de Segurança Viária é uma dessas atividades na qual a instituição oferece – aos motoristas de diversas cidades do País – um check-up gratuito em mais de 50 itens dos veículos para identificar possíveis irregularidades. Outras campanhas de conscientização são o Na Pista Certa, projeto itinerante cuja meta é envolver as crianças nas questões relacionadas a trânsito e o Educação Viária (DG).