Ficou para trás o tempo em que o motorista ou o próprio dono do caminhão fazia a manutenção e os centros de distribuição de peças não existiam. Atualmente o transportador tem outras necessidades e não quer surpresas com o seu veículo. A definição é de Ari Carvalho, diretor de pós-vendas da Mercedes-Benz, que está apresentando ao mercado uma nova modalidade de contrato de manutenção para revisões exclusivas de caminhões e ônibus da marca.

Denominado de Basic Service, trata-se de um contrato que inclui as peças utilizadas na revisão completa do veículo, além da mão-de-obra, lubrificantes, filtros de ar e de óleo e lubrificação do chassi. “Esta é uma solução que resolvemos lançar para atender especificamente os pequenos frotistas e profissionais autônomos com até quatro veículos, e com um custo mensal muito competitivo e para caminhões de qualquer idade”, explica Ari Carvalho.

O custo fixo mensal é específico para cada veículo e tem como base a quilometragem percorrida, tipo de aplicação, região onde o veículo opera entre outros itens. Para um Mercedes-Benz L 1620, por exemplo, que tem operação rodoviária rodando em média de 8 mil quilômetros/mês, em um período de três anos, o custo estimado do contrato de manutenção é de R$ 350,00/mês ou R$ 0,0437 por quilômetro rodado.Ari lembra que se o caminhão estiver com a manutenção em dia o consumo de diesel chega a cair em até 15%.

O Basic Service envolve apenas manutenção preventiva, e tem garantia de fábrica assegurada e oferece cobertura total para vários itens (veja gráfico abaixo). “Cliente não tem surpresas, pois tudo é padronizado, além da agilidade no atendimento e a não necessidade de abrir cadastro. Além disso, ele tem prioridade, por isso acredito que a demanda será grande por parte do pequeno frotista”, conclui.

Outro ponto citado por Ari Carvalho é que na hora da venda do veículo o cliente recebe um certificado de que o caminhão tem Contrato de Manutenção e que isso valoriza na revenda. (JG)