Por João Geraldo
Um moderno terminal de cargas totalmente automatizado, com 4.700 metros de esteiras e capacidade para processar e distribuir 149 volumes por minuto – totalizando 8.400 por hora – acaba de ser inaugurado pela Braspress no Rio de Janeiro. Denominado de Sorter RS200/Dematic, o sistema de automação proporcionou à empresa ganho de produtividade e redução no tempo nas operações de carga, descarga e de entrega das mercadorias no Estado. Urubatan Helou, diretor-presidente da Braspress, transportadora que completou no início de julho 32 anos de atuação na distribuição de encomendas, destacou que antes era necessário entre cinco e seis horas para fazer o trabalho que hoje é realizado em apenas 60 minutos.
O Sorter instalado na unidade da Braspress do Rio de Janeiro custou 11 milhões de reais e conta com 4.700 metros de esteira alimentada por 11 rampas de entrada de volumes e outras 61 de saída, das quais 59 para rotas de distribuição, uma para rejeição e outra para recirculação. Os volumes, que viajam nas esteiras a velocidade de 10 km/hora, devem ter comprimento máximo de 1,22m, largura de 0,89m e altura de 1,07m. As medidas mínimas são, respectivamente, 0,23m, 015m e 0,02m e pesos de 01 a 45 kg. A Braspress fornece o software, etiquetas e até computador para seus clientes, para facilitar o processo.
De acordo com Urubatan Helou, a filial do Rio recebe diariamente entre 4.500 e 5.000 encomendas e o Sorter encaminha as mercadorias – através das esteiras – para as células de distribuição. Todos os volumes são pesados no embarque e no terminal, podendo haver rejeição caso o equipamento – que tem capacidade para processar até 15 mil despachos por dia – detecte alguma diferença no peso.
O diretor de Operações da Braspress, Luiz Carlos Lopes, acrescenta que dentro de dois anos o terminal do Rio de Janeiro irá operar com o dobro do volume de encomendas. “Temos de ter a velocidade como ponto chave. Não somos mais uma transportadora comum. Somos uma fábrica de encomendas”, disse Lopes. A unidade fluminense opera atualmente com 86 veículos para fazer a distribuição no Estado. Logo de manhã o motorista recebe o roteiro das entregas e coletas do dia e um rádio para comunicação. “Antes das 9h00 da manhã já temos mais de 4.500 entregas na rua”, conclui.
O terminal do Rio de Janeiro conta com área total de 41.500 metros quadrados dos quais 16.500 são de área construída e tem 114 docas para carga e descarga de mercadorias, que operam simultaneamente. Urubatan Helou acrescenta que a nova unidade da Braspress está instalada em local estratégico, de fácil acesso à Via Dutra, e o Sorter ali instalado pode ser classificado como o maior e mais moderno da atualidade. Ainda de acordo com ele, o segundo maior está instalado no terminal da empresa em São Paulo.