O projeto Sorrindo com a Ford, programa criado pela montadora e idealizado pelo cirurgião-dentista Cássio de Melo, que presta atendimento odontológico gratuito aos motoristas de caminhão e seus familiares nas estradas de todo o País, percorreu, desde o início de suas atividades, em abril de 2000, até o final deste ano, 248.487 km, visitou 234 municípios em 22 Estados, atendeu 25.960 pessoas, sendo 88% carreteiros e realizou 76.012 procedimentos odontológicos como consultas, restaurações, emergências, limpezas e cirurgias.
Entre as principais ocorrências tratadas no consultório móvel, montado sobre um Ford Cargo 815e e batizado de Odontomóvel, estão as periodonites (inflamações e infecções dos elementos de sustentação do dente como gengivite e tártaro, que podem causar perda óssea e até levar a perda de dente), as cáries e infecções por conta dos restos de alimentos mantidos por longo tempo na boca.
Para Dr. Cássio, a falta de tempo ainda é um dos principais fatores que levam os carreteiros a não procurarem o serviço odontológico no período recomendado, de seis em seis meses. “A vida corrida e sem horário desses profissionais, somado as questões da falta de hábito de procurar o dentista e de recursos financeiros faz com que o índice de motoristas com comprometimento na saúde bucal ainda seja considerado alto”, avalia.
Apesar de todas essas dificuldades, durante esses oito anos de atendimento, Dr. Cássio se mostrou satisfeito com alguns resultados, principalmente envolvendo os filhos dos carreteiros. “Com os motoristas ainda há um longo caminho a percorrer, afinal, eles não estão se cuidando da forma como deveriam e só procuram o dentista quando sentem dor ou solta alguma prótese. Mas, quando falamos da nova geração a história é diferente. Eles estão se cuidando mais, principalmente porque há uma conscientização por parte dos pais em relação a importância de se manter a saúde bucal”, conclui (DG).