A Iveco Latin America, fabricante de veículos comerciais que mais tem feito lançamentos no Brasil nos últimos anos, acaba de entrar no mercado de ônibus e aposta na importância do transporte rodoviário no Brasil para expandir cada vez mais os negócios e a participação da marca no País e também em outros mercados da América Latina. Marco Mazzu, presidente da empresa, lembra que a Iveco está preparada para os desafios do mercado, portanto, continuará diversificando a oferta de veículos para diferentes aplicações e também confirma a chegada do Stralis Hi-Way, o modelo top da família de caminhões extrapesados da marca.

Revista O CarreteiroA Iveco encontra-se numa fase de seguidos lançamentos de produtos no Brasil, em compasso maior que os demais fabricantes de veículos comerciais aqui instalados. Até quando a empresa deverá manter este ritmo de ampliação de sua gama de produtos?

Marco Mazzu – A Iveco vai continuar investindo nas operações locais no futuro, assim como temos feito nos últimos anos, com a renovação de toda a sua gama de produtos com desenvolvimento da Nova Geração Ecoline, a nova planta de veículos de defesa, o lançamento da divisão de ônibus e o desenvolvimento no Brasil dos primeiros produtos da linha de transporte de passageiros, entre eles o novo Cityclass e o projeto S170. Estamos trabalhando também no desenvolvimento e produção do novo Stralis Hi-Way, realizado simultaneamente com a Europa, e que será lançado nos próximos meses no mercado brasileiro.

Revista O CarreteiroExistem ainda nichos de mercados a serem explorados no Brasil e que poderão vir a serem atendidos por veículos produzidos pela Iveco? Pode citar um exemplo?

Marco Mazzu – A Iveco vem diversificando seu business, com a entrada no segmento de veículos de defesa e no segmento de ônibus, anunciada em setembro. Na Europa temos a Astra, que desenvolve veículos para aplicações especiais e a Magirus, de veículos de combate a incêndio, que também estão em estudo pela Iveco no Brasil.

Revista O CarreteiroComo a Iveco analisa a movimentação das novas marcas que pretendem se instalar no Brasil para também brigarem por uma fatia desse mercado promissor?

Marco Mazzu – A Iveco é uma empresa globalizada, disputamos em vários mercados do mundo. Por isso, a chegada dos concorrentes não é uma novidade para a empresa. O mercado de caminhões é profissional, assim as newcomers terão seus desafios que passam pela constituição de uma rede, de uma marca, etc. Respeitamos todos os concorrentes, mas estamos preparados, temos a certeza de que nosso caminho continua sendo um só: produto e serviço de qualidade.

Revista O CarreteiroA concorrência no Brasil no segmento de extrapesados, por exemplo, é maior que em outros mercados?

Marco Mazzu – Na Europa existe um número maior de players, porém a importância do transporte rodoviário extrapesado no Brasil é enorme, uma vez que se trata do principal modal utilizado. Tendo em vista essa importância do segmento e que o Brasil está no centro das atenções da economia mundial, a Iveco, através do novo Stralis Ecoline e do Hi-Way, eleito o caminhão do ano 2013 na Europa, continua confiante de que se consolidará como a montadora com a linha mais completa e moderna de caminhões, preparada para continuar crescendo neste segmento.

Revista O CarreteiroOs caminhões estão cada vez mais nivelados em tecnologia, conforto, economia de combustível e tudo mais que o transportador precisa para ter maior produtividade e rentabilidade. Neste cenário, que diferenciais poderiam destacar os produtos para que estes ganhem a preferência do cliente?

Marco Mazzu – A Iveco projetou a linha Ecoline para ter um dos melhores TCOs (Total Cost of Ownership, ou custo operacional) do mercado e entregar toda a garantia que o cliente quer. As gamas Stralis e Tector possuem baixo consumo de Arla 32 aliados ao reduzido consumo de combustível, proporcionando ao cliente um baixo custo operacional, junto com o custo de manutenção 5% menor em relação ao Euro III. A Iveco entrega qualidade ao cliente, oferecendo inclusive para a linha Stralis Ecoline uma garantia de 4 anos, inédita no mercado.

Revista O CarreteiroO Stralis, por exemplo, é um produto que conquistou seu espaço no segmento de extrapesados. Agora, a Iveco anunciou que ainda este ano lançará no País a versão Hi-Way, lançada mês passado na Europa. Que diferenciais este produto terá em relação ao Stralis Ecoline, que acaba de chegar ao mercado brasileiro?

Marco Mazzu – O Hi-Way vem para somar ainda mais à família Ecoline, junto ao Stralis Ecoline. É o veículo top da gama, o mais potente da categoria e altamente refinado, que traz uma cabine maior e mais larga, um novo painel digital, ar condicionado digital, banco de couro e padronização de tecidos.

Revista O CarreteiroQuanto, em média, este produto deverá custar a mais em comparação com o Stralis Ecoline?

Marco Mazzu – Ainda não podemos afirmar, mas o valor deste produto será anunciado em seu lançamento.

Revista O CarreteiroQue mensagem a Iveco gostaria de dar aos motoristas de caminhão em relação aos seus produtos?

Marco Mazzu – A Iveco vem investindo continuamente na qualidade de seus produtos, tanto em tecnologia, quanto em conforto, manutenção, dirigibilidade e segurança. Além disso, continuamos com a ampliação da rede de concessionárias, com uma cobertura territorial estratégica em todo o Brasil, e preparando ainda mais nossos profissionais para oferecer um serviço cada vez melhor e mais completo aos nossos clientes, especialmente os que estão em campo.