As estradas brasileiras ainda enfrentam o problema da exploração sexual de crianças e adolescentes. Nos últimos anos, uma grande união de esforços envolveu empresas, governos e organizações da sociedade civil, atuando em conjunto para realizar ações que contribuam para acabar com essa situação. Nessa união de esforços, os motoristas de caminhão assumiram importância crescente e se tornaram os principais aliados da causa.

Desde a criação do Programa Na Mão Certa – iniciativa da Childhood Brasil -, os caminhoneiros passaram a ser informados e estimulados a atuar como agentes de proteção de crianças e adolescentes. Para tal, podem usar uma série de ferramentas para ajudar a enfrentar a questão e contribuir para a sua erradicação nas estradas. Com isso, muitos avanços já foram alcançados.

Uma importante parceira da organização, a Polícia Rodoviária Federal, é uma instituição com a qual o motorista de caminhão pode contar, reportando situações de violência contra crianças e adolescentes.

Além disso, o Disque Denúncia, através do número 100, acessado gratuitamente de qualquer lugar do Brasil, está preparado para receber informações do motorista, o qual não precisa se identificar e ainda receberá um protocolo para acompanhar o caso. Sempre que se deparar com o problema, o motorista pode fazer sua parte. Ligue e denuncie. Ajude a proteger crianças e adolescentes.

Para os motoristas de caminhão que já atuaram como agentes de proteção, uma iniciativa lançada em setembro vai coletar depoimentos e multiplicá-los para todo o Brasil. Tendo o jornalista Pedro Trucão como porta-voz, a campanha recebe relatos enviados pelo WhatsApp ou por e-mail. Os caminhoneiros que tiverem suas histórias selecionadas serão entrevistados ao vivo pelo Pedro Trucão.

Para saber mais, acesse:

Childhood Brasil www.childhood.org.br

Programa Na Mão Certa www.namaocerta.org.br