Além de ampliar seu portfólio de modelos pesados, segmento que a marca se encontra em crescimento, a DAF começou dar sinais mais consistentes de seus planos de produzir caminhões semipesados e médios no mercado brasileiro, como faz na Europa
Por João Geraldo
Conforme já havia sido adiantado por executivos das tradicionais montadoras de veículos pesados aqui instaladas há décadas, a chegada da DAF ao País, em 2011, seria diferente de chinesas que colocaram os pés no mercado brasileiro, inclusive pelas mãos de terceiros, e logo em seguida recuaram. Isso porque a fabricante de caminhões de origem holandesa, adquirida em 1996 pelo Grupo Paccar, dono das marcas Peterbilt e Kenworth, construiu uma moderna fábrica no Estado do Paraná e iniciou a produção dos cavalos mecânicos XF105 no segundo semestre de 2013. Atualmente a marca já contabiliza mais de 8.000 caminhões licenciados das famílias XF105 e CF85 e não esconde a forte intenção de lançar novos produtos dentro de, no máximo, três anos.
Como era de se esperar, considerando que na Europa a marca concorre com modelos de chassi rígido e em categorias de menor PBT, a montadora trouxe para a Fenatran caminhões CF com chassi rígido e LF, modelo de distribuição. Os planos da montadora é produzir esses veículos no Brasil.
O CF com chassi 6X4, destinado principalmente a operações fora de estrada pode ser equipado com motor de 11 ou 13 litros e com isso ampliar a família que conta atualmente com cavalo mecânico no mercado brasileiro. Já o modelo da linha LF, amplamente conhecida na Europa, é formada por caminhões semipesados e médios.
A DAF trouxe da Europa um lote de LF que vai atuar como oficina móvel para atendimento de clientes. Trata-se de uma estratégia, pois desta maneira o modelo estará sendo testado e também avaliado quanto à sua aceitação no mercado brasileiro. Uma dessas unidades, equipada com motor de 7 litros e 250 cv foi apresentada durante a Fenatran.
O objetivo é ter esses veículos disponíveis no mercado brasileiro dentro de três anos, embora seja um produto bem diferente dos pesados XF105 e CF85, para os quais a rede já está preparada. Um novo de outra categoria exige desde instalação de linha de montagem, dentro da fábrica, à preparação de equipes com treinamento técnico e de vendas dentro da rede de concessionários, movimento que exige tempo e alto investimento.
A DAF já conta com mais de seis anos de operação no Brasil e vai fechar 2019 com 28 concessionárias e 10 pontos com oficinas multimarcas. Aliás, a DAF conta também com a linha de peças multimarcas e estimula esse tipo de serviço. Isto é, seu pós-venda pode trabalhar com qualquer marca de caminhão.
Outro ponto relevante da companhia é o investimento superior a 100 milhões de reais no seu Centro de Distribuição de Peças, em Ponta Grossa/PR. A unidade está prevista para ser inaugurada no primeiro trimestre de 2020 e terá capacidade para atender toda a América Latina, porque a Paccar tem modelos pesados de suas marcas que rodam em outros países da América do Sul.