Por João Geraldo

O Mercedes-Benz Sprinter, que contava com 33 opções entre furgão, chassi cabine e van, acaba de ganhar uma nova opção, que tem como destaque principal uma caixa de carga com capacidade volumétrica de 13,4 metros cúbicos. O furgão Sprinter Street 311 CDI chega ao mercado para reforçar a linha de produtos da marca destinada a atender transportadores que operam em grandes centros urbanos – com foco maior na cidade de São Paulo e região metropolitana – e que estão sujeitos às limitações impostas pelas respectivas legislações municipais que regulamentam a circulação de veículos de carga.

Com entreeixos de 4.025mm, rodado traseiro simples e PBT de 3.500 quilos, pode ser dirigido por motoristas com CNH a partir da categoria B. Disponível na rede de concessionários Mercedes-Benz desde o mês de agosto, o veículo tem como preço sugerido pela fábrica R$ 98.400 e chega como uma alternativa a mais para o transporte de cargas fracionadas nas cidades e também para operar em trechos rodoviário de curtas distâncias transportando eletrodomésticos, móveis, congelados, alimentos e vários outros tipos de produtos e mercadorias, em boa velocidade de cruzeiro, conforme sugere o fabricante.

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“Essa é maior capacidade volumétrica de carga entre os furgões que podem circular pelas zonas de restrição de regiões metropolitanas, como a cidade de São Paulo”, destacou Sérgio Galhardo, gerente de vendas da linha Sprinter. Ainda de acordo com ele, o cliente conta com oito versões de furgão e uma de chassi cabina com configuração que varia de acordo com a distância de entreeixos , altura interna e quantidade de portas laterais corrediças.

Todas as 34 versões da linha Sprinter (13 vans, 17 furgões e 04 chassi cabine) são produzidas na fábrica da Mercedes-Benz Argentina. Atualmente, a unidade brasileira importa seis mil unidades por ano, sendo que a cidade de São Paulo e região metropolitana representam entre 30 e 35% da demanda de furgões de carga da marca. De acordo com Sérgio Galhardo, gerente de vendas da linha Sprinter, além da diversidade de opções, outro diferencial é o reduzido custo operacional, e o maior valor de revenda do veículo. “Com o Rodoanel Metropolitano de São Paulo há uma tendência de crescimento no volume deste tipo de veículo”, acrescenta.

A linha oferece também modelos para maior capacidade de carga, como a versão 313 CDI para 3550 kg de PBT e entreeixos de 3.000, 3.550 e 4.025mm, todos com opções para teto alto (com altura interna de 1.855mm) ou baixo (com 1.633mm de altura) e quatro opções de capacidade volumétrica: de carga: 7,0/9,1/10,4 e 13,4 metros cúbicos. Já a versão 413 CDI, chassi cabine, tem rodado traseiro duplo e capacidade para carga útil de até 2.695 kg e PBT de 4.600 kg. As versões 311CDI, 313 CDI e 413 CDI são, respectivamente, equipadas com motores de 109cv e 129cv de potência.