Por Daniela Giopato

A Volvo do Brasil, a Sadia e fabricantes de implementos, se uniram num projeto para desenvolver uma composição com maior capacidade de carga para o transporte de produtos frigorificados. O resultado é um conjunto formado por um cavalo-mecânico 6X2 com menor entreeixos e uma carreta de eixos espaçados com capacidade para transportar até 30 pallets, 33,5 toneladas, um ganho de dois a quatro pallets e cinco toneladas a mais de carga, sem ultrapassar os novos limites de peso e dimensões definidos pela legislação de trânsito. Batizado de Vanderléia frigorífica, o conjunto, de seis eixos, nasceu da necessidade da adaptação da frota da Sadia aos novos limites de dimensões e pesos definidos por resolução do Contran em 2007.

3520t

Para o engenheiro do centro de inovação e excelência logística da Sadia, Luciano Farango, a nova composição resolveu o problema de veículos que ultrapassavam o peso permitido pela legislação, além de diminuir o número de unidade rodando. A otimização de parte da frota da Sadia teve a participação do departamento de engenharia da Volvo, que conseguiu reduzir o entreeixo do cavalo-mecânico FH 6×2, dos usuais 3,5 ou 3,7m para 3m. Com essa configuração, conforme explica o engenheiro de vendas da montadora, Deonir Gasperin, foi possível atrelar um baú frigorificado de 15,5m, que permitiu aumentar o número de pallets transportados e distribuir corretamente a carga.

O cavalo-mecânico 6X2 com menor entreeixo exigiu outras mudanças para garantir a estabilidade do veículo. A solução adotada pelos engenheiros da montadora foi combinar molas parabólicas “S”, exclusivas da Volvo, com terceiro eixo com suspensão pneumática, além de barra estabilizadora e amortecedores nos dois eixos. Outra providência foi a introdução de novos tanques de combustível, customizados, para atingir a mesma capacidade de armazenamento dos veículos convencionais.

“A Sadia tinha uma necessidade específica e trabalhamos para desenvolver uma solução que pudesse atender integralmente a demanda da empresa”, afirma Gasparin. Os transportadores Sadia já adquiriram 25 unidades do FH 6×2 com entreeixo menor para formar composições do tipo Vanderléia firigorífica. O gerente de grandes frotas da Volvo, Rogério Kowalski, acrescenta que a meta é atingir 81 unidades com esta aplicação. A Sadia distribui mais mil produtos para mais de 100 países e cerca de 650 diferentes itens em mais de 300 mil pontos de vendas no mercado brasileiro. A empresa tem 17 fábricas no Brasil e mantém parceria com cerca de 10 mil granjas de aves e suínos.