Por Daniela Giopato
Desde o dia dois de agosto, caminhões estão proibidos de circular pela Marginal Pinheiros, entre as pontes do Jaguaré e Morumbi, e pelas avenidas dos Bandeirantes e Roberto Marinho, no período de segunda a sexta-feira, das 5h às 21h e aos sábados das 10h às 14h. Trata-se de mais uma tentativa da Prefeitura da capital paulista de melhorar o fluxo do trânsito na cidade.
Em abril de 2008, a Prefeitura havia proibido os veículos de médio e grande portes de trafegar entre 5h00 e 21h00 em todo o Centro Expandido, exceto nas marginais Tietê e Pinheiros e Avenida dos Bandeirantes. Com a nova decisão anunciada pelo prefeito da cidade, Gilberto Kassab, no último dia 28 de julho, a restrição incluiu o trecho da Marginal Pinheiros e Avenida dos Bandeirantes. Em relação à Marginal do Rio Tietê, as mudanças deverão ocorrer em breve.
Com a medida, os VUCs – veículos de carga com até 6,3 metros de comprimento – estão suspensos do rodízio de placas par e ímpar (placas final par circulam em dias pares e placas final ímpar em dias ímpares, entre 10h e 17h) e passaram a respeitar apenas o rodízio municipal de veículos, entre 7h e 10h00 e das 17h00 às 20h00. Com as mudanças, as alternativas para os motoristas de caminhão são seguir para o trecho Sul do Rodoanel Mário Covas – inaugurado em abril deste ano, que liga as rodovias Regis Bittencourt, Imigrantes e Anchieta e que vai até a cidade de Mauá, no ABC- ou, então, programar as viagens para os horários permitidos. A multa prevista para os infratores é de R$ 85,12 mais quatro pontos na carteira.