Por João Geraldo

Apesar de 2012 ter sido considerado um ano fraco pela indústria automotiva, justificado por fatos como a troca de tecnologia dos motores Euro 3 para Euro 5, e a falta do combustível adequado (o diesel S-50), entre outros motivos, a Cummins, um dos maiores fabricantes independentes de motores diesel do mundo, comemorou seu segundo melhor resultado na América do Sul em 42 anos de atuação no continente.

Em 2012, a Cummins vendeu 69.667 motores de caminhões no Brasil (19.482 unidades com a tecnologia Euro 5) que garantiram a liderança com 33% de participação no mercado e responderam por 50% do faturamento. No Brasil a empresa produz motores de 2,8 litros (150cv) a engenhos de 11 litros e 440cv de potência. Outras cinco unidades de negócios no Brasil são como a CTT – Cummins Turbo Technologies (turbos novos e remanufaturados), CF – Cummins Filtration (filtros) e CES -Emission Solutions (soluções para sistemas de emissões),DBU -Unidade de Negócios de Distribuição e Cummins Power Generation (geração de energia).

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Em 2012 a Cummins vendeu quase 70 mil motores de caminhões no Brasil, sendo mais de 19 mil com a tecnologia Euro 5

A empresa fechou o ano na América do Sul com faturamento bruto de 17,3 bilhões de dólares que resultaram em lucro líquido de 1,6 bilhão de dólares, sendo que os motores representaram 40% da receita “Mesmo com a crise global, o bom desempenho da companhia em 2012 oferece o preparo necessário para atender as tendências de crescimento que estão por vir nos próximos anos”, disse o presidente da Cummins South America, Luiz Afonso Pasquoto.

Ainda de acordo com Pasquoto, no ano passado a Cummins investiu 720 milhões de dólares, como parte de sua preparação para enfrentar o desenvolvimento no Continente Sul-Americano, como a legislação de emissões e ações voltadas a melhorar a infraestrutura do Brasil por conta Copa do Mundo de Futebol, Olimpíadas, pré-sal e também a chegada de novas empresas do setor automotivo, além da mineração e agricultura estarem em alta no País.