Por João Geraldo
Fotos Daniel Sitolin
Realizada sem a participação da grande maioria dos fabricantes de caminhões – tidos como tradicionais estrelas do evento –a Fenatran deste ano terminou a edição de 2015 avaliada como positiva por executivos dos dois setores. Reforçada, porém, pelos expositores do setor de implementos rodoviários, o qual marcou presença com a participação de 35 empresas que ocuparam área de 13 mil metros quadrados dentro do pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo. O resultado final dos negócios fechados e encaminhados deixou os participantes bastante satisfeitos e com o sentimento de missão cumprida.
“Intensificamos o contato com nossos clientes e também ficamos muito felizes com a aceitação do novo caminhão CF por parte do público”, disse Luiz Gambim, diretor executivo comercial da DAF Caminhões. O executivo destacou também como positiva a receptividade em relação ao lançamento dos modelos XF com a cabine Super Space Cab. “Tanto a unidade brasileira quanto a matriz, em Seattle, nos Estados Unidos, estão extremamente satisfeitos com o resultado obtido no evento”, acrescentou.
A empresa, que entre janeiro e outubro registrou 350 caminhões pesados licenciados, comemorou 588 ocorrências somadas o número de vendas fechadas e as com possibilidade de virem a ser concretizadas. Foi a terceira participação da marca na feira e também seu maior estande no evento: pouco mais de dois mil metros quadrados.
A Volvo, por sua vez, participou com um estande de 4000 metros quadrados de área, o maior que a empresa já montou dentro de um pavilhão de exposições na América Latina, com 40 salas para atender clientes. “A Fenatran é uma oportunidade de realizar negócios, mesmo diante do cenário que o País atravessa”, disse Bernardo Fedalto diretor de caminhões da companhia. O executivo destacou também a importância da oferta de serviços para os clientes e disse que em cada quatro caminhões vendidos atualmente um tem plano de manutenção.
Segundo Bernardo Fedalto, diretor de vendas da área de caminhões da Volvo, o estande da empresa esteve sempre repleto de clientes. “Milhares de clientes foram conhecer as novidades que lançamos no evento e também fazer negócios. O FH 6×4 com eixo suspensor e o Dynafleet fizeram muito sucesso”, afirmou o executivo. Fedalto acrescentou ainda que foi satisfatório para a empresa ter participado da Fenatran 2015, mesmo no atual ambiente econômico marcado por restrições e queda acentuada nas vendas.
Ele destacou também que a empresa vendeu muitos caminhões durante a feira, além de planos de manutenção, seguros e cotas de seguro, porém disse não revelar os números por questões estratégicas. “Vários clientes comentaram conosco que a Volvo é diferente, não só pelo atendimento, mas por ter decidido estar presente em um momento de dificuldade. Muitos disseram também que se sentiam prestigiados e atendidos. Para nós, este foi o maior reconhecimento que poderíamos ter”, concluiu.
Na condição de estrelas do evento, os fabricantes de implementos rodoviários ganharam um novo status na feira. Alcides Braga, presidente da Anfir, associação que reúne empresas do setor, destacou como acertada a decisão de participar da Fenatran e classificou o público presente como profissional e focado no negócio de transporte. “Muita gente aproveitou a concentração de empresas para se atualizar e buscar novos produtos. Ninguém foi lá para passear”, disse. “Carimbamos nosso passaporte moral para a próxima edição da Fenatran, em 2017”, concluiu Braga, ao destacar a importância do setor para a realização da edição 2015 da feira.
A redução de peso dos semirreboques e carrocerias ganhou maior destaque nesta edição da Fenatran. Por conta disso, o alumínio e outros materiais de baixo peso ganharam espaço nas novas linhas de implementos, e prometem avançar cada vez mais no mercado. Na exposição não faltavam diferentes tipos de produtos que possibilitam ao transportador carregar mais carga por viagem.
O grupo de empresas de implementos, por sua vez, demonstrou ter aproveitado bem o evento, ao anunciar que encerrou a participação com cerca de 6.000 oportunidades de negócios (vendas e pedidos), dos quais fica a expectativa de efetivação do maior volume possível de negócios. Aliás, de acordo com Braga, o setor não espera por mais queda de volumes em 2016, até mesmo, conforme disse, porque o mercado já caiu bastante e também porque o PIB agrícola está crescendo e a colheita inicia no primeiro trimestre. “Parando de cair, a roda volta a girar”, disse.
A expectativa do setor é encerrar 2015 com cerca de 45 mil unidades licenciadas, das quais 30 são equipamentos pesados. Outro ponto encarado como positivo é o acordo assinado entre a Anfir e a Caixa Econômica Federal, o qual favorece, entre outras coisas, a aquisição de implementos com prazo de 60 meses e carência de até seis meses.
Algumas novidades
Randon – A divisão de implementos apresentou toda sua linha de produtos, com destaque para o avanço da tecnologia Ecoplate 2 (compósito leve e durável, sem madeira em sua composição). Outro produto da empresa foi o semirreboque Furgão Ecoplate 2, com 122m3 de volume para carga. Trata-se do segundo produto da linha R a receber a tecnologia Ecoplate, a qual foi desenvolvida e patenteada pela Randon em 2005. Já o Semirreboque, Sider Versátil Randon, tem, segundo a empresa, como principal característica a versatilidade. O produto possui um conceito de amarração no chassi, o qual é perfurado e segue a tendência mundial que permite inúmeras combinações de fixação de carga, podendo a lona ser aberta e fechada sem interferir na amarração da carga.
A empresa apresentou também o novo Semirreboque Basculante, destinado ao mercado externo; o Bitrem Tanque Linha R, que transporta até 62.000 litros de combustível; o Semirreboque Duralumínio Randon Linha R, para o transporte de produtos que necessitam de temperatura controlada e produtos Florestais que passaram pelo processo de atualização entre outros.
Noma – Entre as novidades apresentadas pela empresa na Fenatran, um dos destaques foi o Rodotrem Basculante Alumínio de 41m3, citado pela empresa como o mais leve e resistente do mercado e também um lançamento inédito no Brasil, capaz de proporcionar ganho real de pelo menos três toneladas por viagem, dependendo da configuração, informou a Noma. De acordo com Marcos Noma, presidente da companhia, o produto foi desenvolvido com apoio de parceiros da Europa, onde o rodotrem de alumínio já é homologado há duas décadas e possui excelente níveis de eficiência no transporte de grãos. A caixa de carga é feita em processo de solda automatizado, em formato uniforme.
A empresa participou da Feira com a proposta de mostrar os benefícios de seus produtos. Para atingir este objetivo, a empresa escolheu implementos considerados mais leves e robustos, de diversos segmentos, que permitem se carregar mais carga por viagem, de diversos segmentos, para compor seu estande. “Queremos demonstrar com dados reais, que nossos produtos trazem economia e maior ganho ao transportador; a Fenatran é um excelente palco para expormos nossos predicados”, adicionou o executivo.
Rossetti – Apesar da crise, a Rossetti também apostou na Fenatran e pela primeira vez os produtos da empresa expostos no estande tiveram preços especiais para os clientes que fecharam a compra durante o evento. Dos sete lançamentos apresentados, cinco foram diferentes tipos de semirreboques que mereceram maior destaque.
Um deles é o Semirreboque Basculante para cavalo-mecânico 8X2 ou 8X4, com três eixos em tandem e volume para até 46m3 e capacidade para carga líquida de 35 toneladas. O outro foi o Semirreboque Bitrenzão Dianteiro (ou bitrem de nove eixos) que possibilita o uso de qualquer semirreboque de três eixos da marca na unidade traseira da composição. “Com isso possibilitamos a redução dos custos de investimentos feitos pelo cliente”, destacou Daniel Rossetti, superintende da empresa.