O título desse mês ilustra bem o que temos visto por aí. A montagem de pneus em conjuntos cavalo mecânico/ semi-reboques / reboques etc., feitas sem o menor critério técnico.

Antigamente existiam dois tipos básicos de pneus, os chamados lisos (direcionais ou eixos livres) e os borrachudos (eixos de tração). Em alguns casos víamos o uso de pneus de desenho misto, que eram raros na época.

Hoje em dia existem pneus para serviços específicos que vão desde os pneus para trabalho urbano até os mais severos como os apropriados para uso em minerações, passando por serviços de curta distância, longas distâncias em altas velocidades, entre outros.

Mas o que vamos focar aqui é a mistura de pneus num mesmo veículo. Portanto, o primeiro passo é definir quais são os pneus mais adequados ao serviço que se está fazendo no momento.

Feito isso temos de tomar cuidado para não misturar os pneus, pois a princípio funciona a seguinte regra: sempre num mesmo eixo, todos os pneus têm de possuir o mesmo desenho, a mesma construção, a mesma altura (diâmetro), e, de preferência, serem da mesma marca.

Cada desenho ou tipo de construção (radial ou diagonal) são projetados para o pneu executar determinados tipos de serviços ou funções. Quando se mistura desenhos e construções diferentes, o comportamento do veículo muda e o trabalho dos pneus também.

Se um pneu tiver desenho direcional e for montado num mesmo eixo ou em montagem dupla com pneus construídos para eixos de tração, a diferença de comportamento afeta até a segurança do veículo, Além disso, o desempenho dos pneus também fica comprometido, diminuindo sua vida útil e aumentando o custo por quilômetro rodado.

Pneus de alturas diferentes montados em conjunto duplo também comprometem sobremaneira a desempenho de ambos, pois um deles sofrerá sobrecarga e o outro um arraste devido a diferença de velocidade periférica entre os dois.

Seguido essas regras básicas, com certeza seu veículo vai ganhar em desempenho e seus pneus vão durar mais, abaixando o custo por quilômetro rodado. Bom trabalho e até o mês que vem.